"Mas qual é (!) a desse blog afinal ?"

Este blog é dedicado aos meus filhos, meus discípulos e alunos e tem a pretensão de servir como um lugar para guardar os ensinamentos, sugestões e conhecimentos aprendidos ao longo de minha vida para que estes fiquem disponíveis a todos os que deles quiserem e tiverem a humildade de aprender.

terça-feira, 27 de maio de 2014

Capítulo XXXVIII - MANUAL DO GESTOR




Este capítulo é mais evoluído e é para quem tem cargo de liderança ou gestão dentro de uma organização, instituição ou na política.
Primeiramente preciso relembrar que existem duas forças universais travando uma antiga batalha, o bem e o mal, Yin e yang etc. quem é o bem e quem é o mal depende do lado que você esta.
Esta antiga batalha descrita em todas as mitologias e religiões conhecidas pela humanidade, ainda é verdadeira e atual. De um lado, o cosmos, a natureza e as leis universais que regem tudo o que existe. Do outro está o ser humano. Então o escritor Robert Greene escreveu as "48 leis do Poder" e seu objetivo era listar de forma sistemática quais estratégias você pode usar para impor a sua vontade frente a um mundo indiferente e de pessoas tão egoístas.
Este é também um dos conceitos de Nicolau Maquiavel (o “funcionário público” que escreveu o livro “O Príncipe” no sec. XV). Onde a ideia de que o destino é guiado pela Fortuna e pela Virtù. Fortuna seria tudo aquilo que acontece que você não tem nenhum controle. Os "atos de deus" ou do destino, o rio indomável da vida hora calmo hora destruidor. O nome vem de “Fortuna” a deusa romana da sorte. Do outro lado deste ringue está Virtù, cujo nome remete ao antigo conceito romano de Virtude. Virtù é tudo aquilo que você faz de propósito, sua consciência, o livre arbítrio enfim seu id e ego. Quando Virtú é feito de modo coerente com fins bem claros ele se torna idêntico ao conceito de Thelemita “A Verdadeira Vontade” (Thelema é a filosofia baseada na chamada Lei de Thelema no Livro da Lei (Liber AL vel Legis), escrito por Aleister Crowley).
Segundo alguns religiosos esta é a exata ideia por trás de toda Bíblia Satânica. Contudo, as 48 Leis do poder tratam da metodologia racional com a qual estas mesmas forças universais deve ser exercidas, ou seja, é considerando o caminho do meio entre o bem e o mal.
Assim eu vou tentar resumir o essencial do livro de Greene, que é uma coletânea de estratégias comuns aos homens que decidem tomar as rédeas do seu destino e fazer alguma coisa por si mesmo. São as leis dos homens que Maquiavel chamaria de Virtuosos, Lavey chamaria de Bem Aventurados, e nós pessoas comuns chamaríamos de sensatos, só que eu vou fazer isso de uma forma um pouco mais ética que os originais, e de um jeito mais objetivo e voltado a nossa realidade, a realidade do mundo do trabalho atual nas empresas e instituições onde estamos trabalhando.
E não se iluda se você é um podre pião no jogo do poder dentro da sua empresa nem precisa ler isso que esta por vir, mas se você almeja poder e crescimento profissional vai enfrentar adversários e inimigos políticos que vão disputar com você as melhores posições onde quer que você esteja.



ESTRATÉGIA 01
Seja capaz de prevenir os problemas e evita-los para que não se torne incorrigível
O gestor que deseja assumir o cargo de liderança deve ter competência para antecipar os problemas de seus colaboradores e evita-los, não permitindo que o tempo deteriore a sua autoridade e que se criem culturas e hábitos errôneos dentro da instituição. A função de muitos dos sub lideres nas empresas é justamente esta que nos traduzimos por: apagar incêndios e destravar a roda que faz os processos girarem.
ESTRATÉGIA 02
Esconda seu jogo e oculte as suas intenções da maioria
Mantenha as pessoas na dúvida e no escuro quando aos seus reais interesses, não revelando a todos os seus propósitos e o propósito de seus atos. Não sabendo o que você pretende e as armas que você tem, seus inimigos e adversários não vão atacar você e não podem preparar uma defesa. Leve seu inimigos pelo caminho errado até bem longe, deixe-os no escuro e, quando eles perceberem as suas intenções, será tarde demais.
ESTRATÉGIA 03
Sua estrela não deve brilhar mais do que a do seu chefe (não ofusque o brilho dos mestres instituídos)
Faça sempre com que as pessoas acima de você se sintam confortavelmente e superiores a você. Não exagere exibindo seus próprios talentos ou conhecimentos isso poderá fazer você conseguir inspirar medo e insegurança dos seus colegas e vai afastá-lo de seus superiores. Faça com que seus chefes pareçam mais brilhantes do que são na realidade e você alcançará bons cargos e crescimento profissional sem ofender e intimidar minguem.
ESTRATÉGIA 04
Fale só o necessário (diga sempre o básico) 
Quando você procura impressionar as pessoas com palavras, quanto mais você diz, mais comum aparenta ser, e menos controle da situação parece ter. (quem fala demais não tem nada a dizer) Mesmo que você esteja dizendo algo banal, vai parecer original se você o tornar vago, amplo e enigmático. Pessoas poderosas impressionam e intimidam falando pouco, pois quanto mais você fala, maior a probabilidade de dizer uma besteira. Fica a sugestão – não de opinião sobre ninguém dentro da empresa
ESTRATÉGIA 04
Faça seu marketing pessoal e chame atenção com classe e elegância.
Julga-se tudo pelas aparências inclusive as pessoas; o que não se vê não conta. Não fique perdido no meio da multidão como um “qualquer” ou mergulhado no esquecimento das pessoas (excesso de humildade é muito bom pra quem já e rico e poderoso ou para quem não quer mais nada da vida), portanto, Destaque-se. Fique visível, esteja disponível. Atraia as atenções e seja uma opção, mais se cuide sempre apareceram incompetentes e recalcados dizendo que você se acha ou é um puxa saco.
ESTRATÉGIA 05
Conduza a equipe a um objetivo difícil de ser alcançado para ter certeza que suas metas serão alcançadas.
Estabeleça objetivos mais altos possíveis, pois quem estabelece metas medíocres atingirá objetivos inferiores. Maquiavel dizia que os políticos que governam devem aprender com os arqueiros, que quando querem alcançar uma meta distante miram sempre acima do alvo, não para alcançar um ponto superior, mas para que a flecha possa chegar ao alvo designado.
ESTRATÉGIA 06
Um gesto vale por 1000 palavras então vença por suas atitudes
Qualquer triunfo momentâneo que você tenha alcançado discutindo com alguém é na verdade uma “vitória de Pirro” (sem mérito, prejudicial ao vencedor) o ressentimento e a má vontade que você desperta na outra pessoa são mais fortes e permanentes do que qualquer mudança momentânea de opinião que ela possa ter. É muito mais eficaz fazer os outros concordarem com você por suas atitudes, sem dizer uma palavra. Então Demonstre, não explique. Discutir com gente estupida só vai fazer você arranjar mais inimigos.
ESTRATÉGIA 07
Evite os infelizes, azarados, derrotistas e deprimidos.
A miséria, a tristeza e a depressão alheia pode matar você. Estados emocionais são tão contagiosos quanto ás doenças. Você pode achar que está ajudando uma pessoa que quer se afoga, mas só está precipitando o seu próprio desastre. Os infelizes às vezes provocam a própria infelicidade; vão provocar a sua também. Associe-se, ao contrário, aos felizes e afortunados que querem estar de bem com a vida e bem animados.
Todos nos ficamos doentes todos nos temos dias difíceis, mas viver assim é uma escolha de cada uma. Saiba reconhecer vampiros. Capítulo 26 deste livro
ESTRATÉGIA 08
Ao pedir ajuda (dependendo a quem) é melhor apelar para o egoísmo e interesse da pessoa e não para a sua misericórdia ou gratidão.
Se precisar pedir ajuda a um colega ou colaborador que esta sempre de má vontade, não se preocupe em lembrar a ele a sua assistência e suas boas ações no passado ou seu merecimento ou mesmo o senso de coleguismo. Ele encontrará um meio de ignorar você. Em vez disso, revele algo do seu interesse na sua aliança com ele, algo que o irá beneficiar, e exagere na ênfase. Ele reagirá entusiasmado se vir que pode lucrar alguma coisa com isso, infelizmente as pessoas em sua maioria são assim egoístas e interesseiras. O famoso conceito “uma não lava a outra”- (eu não queria que o mundo fosse assim – mais é)
ESTRATÉGIA 09
Seja seu próprio ESPIÃO
Não seja ingênuo se você é líder, gestor ou tem certo cargo de poder saiba que você tem sempre alguém fofocando e minando você... (tem sim!); Conhecer o seu difamador, seu inimigo, seu agressor, seu sabotador dentro da instituição é importantíssimo. Use espiões para colher informações preciosas que o colocarão um passo à frente. (muitas vezes estas informações vem de graça, pois tem muita gente como a “fofoqueira de plantão” que levam e trazem informações quentinhas, e geralmente exageradas) mas lembre-se quem traz também costuma levar, então faça melhor ainda: represente você mesmo o papel de espião. Em encontros sociais e informais aprenda a sondar. Faça perguntas indiretas para conseguir que as pessoas revelem seus pontos fracos e suas intenções quando a você. Todas as ocasiões são oportunidades para uma ardilosa espionagem e ou troca de informações.
ESTRATÉGIA 10
ANIQUILE TOTALMENTE O SABOTADOR
Todos os grandes líderes, desde Moisés, Alexandre, Xerxes, Júlio Cessar, Aníbal, Napoleão entre muitos outros sabem que o inimigo perigoso deve ser esmagado totalmente e eliminado definitivamente. (Às vezes, nós só aprendemos isso da pior maneira) “Se restar uma só brasa, por menor que seja, acabará se transformando numa fogueira”. Perde-se mais fazendo concessões e dando uma segunda chance do que pela total aniquilação: o inimigo se recuperará, e quererá vingança. Corte sua cabeça e esmague-o, física e espiritualmente faça-o nunca mais chegar perto de você e da sua empresa.
 Apesar de não ser nenhum mafioso eu adoro os filmes do “poderoso chefão”... É claro que não vamos ferir nem matar ninguém. Mais saiba livre-se do difamador e traíra o mais rápido possível.
Observação: Na minha equipe o meu subordinado tem que ser leal e me defender para ser digno da minha proteção.
ESTRATÉGIA 11
CULTIVE UMA ATMOSFERA DE IMPREVISIBILIDADE E SURPREENDA 
As pessoas são criaturas de hábitos e costumes, e com uma necessidade insaciável de ver familiaridade nos atos e discursos alheios, muitas vão dizer que te conhecem muito bem. A sua previsibilidade lhes dá um senso de controle e analise. Então de tempo em tempo vire a mesa: seja deliberadamente imprevisível, faça o inesperado. O seu comportamento que parece incoerente ou até por vezes absurdo ira desorientar aqueles que pensam que conhecer muito bem você, e eles vão ficar desconfortáveis tentando explicar seus movimentos e ações. Levada ao extremo, esta estratégia pode intimidar e aterrorizar as pessoas que querem manipular você.



ESTRATÉGIA 12
O isolamento é perigoso, saia da sua sala.
O mundo corporativo é perigoso e os “puxa tapetes” então por toda a parte - todos nos precisamos nos proteger, mas ficar o tempo todo dentro da sua salinha ou escritório e evitar o contato não é muito seguro. O isolamento expõe você a mais perigos do que o protege deles - você fica isolado de informações valiosas, transforma-se num alvo fácil de críticas e calunias. Melhor circular entre as pessoas, descobrir aliados, se misturar, estar com olhos e ouvidos sempre abertos. Os grupos servem de escudo contra eles mesmos, então não seja um lobo solitário ande com a matilha.
E mais, o líder que desconhece o terreno onde pisa, que desconhece os interesses dos subordinados que comanda, abre caminho para a sua própria derrota.
ESTRATÉGIA 13
Saiba com quem está lidando não ofenda a pessoa errada
No mundo há muitos tipos diferentes de pessoas, e você não pode esperar que todas vão reagir da mesma forma às suas estratégias de ação, (projetos, vendas, compras, parcerias, contratos etc.), então não engane, não minta, não prometa ou passe a perna nas pessoas, pois elas vão passar o resto da vida procurando se vingar de você e muitas vão pegar pesado. Cuidado ao escolher seus adversários e desafetos, portanto jamais ofenda ou engane alguém principalmente a pessoa errada.
ESTRATÉGIA 14
Concentre as suas forças
Preserve suas forças e sua energia concentrando-as no seu ponto mais forte. Se ganha mais descobrindo uma mina rica cavando fundo, do que pulando de uma mina rasa para outra - a profundidade derrota a superficialidade sempre. Ao procurar fontes de poder para promovê-lo, descubra um patrono-chave, a vaca leiteira que o alimentará durante muito tempo.
Ninguém é bom em tudo, mas todos têm pontos fortes.
ESTRATÉGIA 15
JOGUE COM A NECESSIDADE QUE AS PESSOAS TÊM DE ACREDITAR EM ALGUMA COISA.
As pessoas têm um desejo enorme de acreditar em alguma coisa, (um objetivo, uma meta, transformações, crescimentos e até sonhos) Torne-se o foco desse desejo oferecendo a elas uma causa, um novo objetivo para seguir. Enfatize o entusiasmo, dê preferência à racionalidade e à clareza de raciocínio. Dê aos seus novos colaboradores esperança de dias melhores e melhores ganhos, peça-lhes que se sacrifique por uma causa não por você. Na ausência de um plano de careira ou de uma função estável na instituição torne-se a tabua de salvação da sua equipe, isso lhe dará um imensurável poder.
ESTRATÉGIA 16
Seja ousado
Se você estiver inseguro quanto ao que fazer, então não tente. Suas dúvidas e hesitações contaminarão os seus atos e logo surgiram críticos e boicotadores. A timidez é perigosa: melhor agir com coragem e ousadia. Qualquer erro cometido com ousadia é facilmente corrigido com mais ousadia. Todos admiram o corajoso; ninguém louva o tímido.
ESTRATÉGIA 17
Planeje-se até o fim
O desfecho é tudo. Planeje até o fim, considerando todas as possíveis consequências, obstáculos e reveses que possam anular o seu esforço e deixar que os outros fiquem com os louros do seu trabalho. Planejando tudo até o fim, você não será apanhado de surpresa e saberá quando parar. Guie gentilmente a sorte e ajude a determinar o futuro pensando com antecedência. Enfim a arrancada inicial de uma corrida não é tão importante quando a bandeirada final.
Abuse das ferramentas administrativas – como: Planejamento estratégico – ciclo PDCA, matriz SWOT, histograma, 5W2H, benchmarking, planos de ação, diagnósticos etc.
ESTRATÉGIA 18
Seja aristocrático – seja como um nobre para ser tratado como tal
A maneira como você se comporta em geral determina como você é tratado pelas pessoas a sua volta: aparentando ser vulgar, simplório, medíocre ou comum você fará com que as pessoas o desrespeitem e até o humilhem e isso pode ocorrem a médio ou em longo prazo. Mas uma pessoa verdadeiramente nobre respeita a si próprio e inspira os outros ao mesmo sentimento com relação a sua pessoa. Agindo com nobreza e confiança nos seus atributos e poderes, você se mostra destinado a usar uma coroa, ou melhor, a pertencer a um circulo mais elevado dentro de uma sociedade.
Comece com o básico – não fale palavrões, não altere o tom de voz, não tenhas atitudes relaxadas ou desleixadas, não faça caras e bocas nem gestos obscenos enfim sob nenhum aspecto demostre falta de educação e pobreza de espirito.
ESTRATÉGIA 19
Domine a arte de saber o tempo certo
Jamais demonstre estar com pressa ou ansioso - a pressa e a ansiedade trazem a falta de controle de si mesmo, e do tempo. Mostre-se sempre paciente, como se soubesse que tudo acabará chegando até você. Torne-se um detetive do momento certo, fareje o espírito dos tempos, as tendências que o levará ao que você almeja. Aprenda a esperar quando ainda não é hora, e atacar ferozmente quando for propício.



ESTRATÉGIA 20
Despreze quem você não puder ter: ignorar é a melhor vingança
Reconhecendo um inimigo banal ou simples, você lhe dá existência e credibilidade. Quanto mais atenção você der a um desafeto, mais forte você o torna; assim como um pequeno erro que às vezes se torna pior e mais visível se você tentar consertá-lo. Às vezes, é melhor deixar as coisas como estão. Não valorize demais o pequeno inimigo politico você estará dando a ele as armas para batalhar contra você.
Se existe algo que você quer (como respeito e consideração de alguém, por exemplo), mas definitivamente não pode ter, então mostre desprezo. Quanto menos interesse você revelar, mais superior vai parecer.
 Dizem que se você isolar um animal agressivo e peçonhento por um tempo ele se mata com o próprio veneno.
ESTRATÉGIA 21
Pense como quiser, mas não bata de frente com o povo. 
Se você alardear que é contrário às tendências da época, (politica, futebol, religião moda, tecnologia etc.) divulgando suas ideias pouco convencionais ou fora do senso comum e modos não ortodoxos, as pessoas vão achar que você está apenas querendo chamar atenção “aparecer” e se julga superior ou é um rebelde. Acharão um jeito de punir você por fazê-las se sentir inferiores por não terem o conhecimento que você tem. É muito mais seguro juntar-se a elas e desenvolver um Modus operandi  comum e convencional (siga com a correnteza) e só compartilhe a sua originalidade com os amigos mais inteligentes e tolerantes e com aqueles que certamente apreciarão a sua singularidade.
Se não quiser ser odiado pelo povão tem que ser povão – não seja o "nerd" no meio dos "malandros"
ESTRATÉGIA 22
Seja rápido – não procrastine
Quando uma decisão tiver que ser tomada faça imediatamente.  Nenhuma decisão deve ser protelada; diante de um problema emergente de sua organização; isto daria vantagem e estratégia para os críticos, e se a decisão for imediata quem está no cargo é que dará as diretrizes.
ESTRATÉGIA 23
Frieza
Raiva e reações emocionais são contraproducentes do ponto de vista estratégico. Você precisa se manter sempre calmo e objetivo. Jamais demostre medo, raiva, irritação, covardia desespero má vontade ou desconforto, mantenha-se frio mesmo diante de uma arma apontada para sua cabeça. Mas se conseguir irritar seus opositores sem perder a calma, você ganha uma inegável vantagem psicológica sobre o grupo. 
ESTRATÉGIA 24
Despreze o que vier de graça
O que é oferecido de graça é perigoso (presentes e favores) - em geral é um ardil ou tem uma obrigação oculta. Se tiver valor, vale a pena pagar. Pagando, você se livra de problemas de gratidão e culpa. Também é prudente pagar o valor integral com a excelência não se economiza. Seja pródigo com seu dinheiro e o mantenha circulando, pois a generosidade é um sinal e um ímã para o poder.
ESTRATÉGIA 25
Evite seguir as pegadas de seu antecessor
O que acontece primeiro sempre parece melhor e mais original do que o que vem depois. Se você substituir um grande profissional ou tiver um pai famoso, terá de fazer o dobro do que eles fizeram para brilhar mais do que eles. Não fique perdido na sombra deles, ou preso a um passado que não foi obra sua: estabeleça o seu próprio nome e identidade mudando de curso. Sempre haverá saudosistas alardeando que no tempo do fulano era tudo melhor. Mate o mito dominador e o fantasma do antecessor menospreze o seu legado e conquiste a glória com a sua própria luz.
ESTRATÉGIA 26
ataque o pastor e as ovelhas se dispersam, esmague a cabeça da cobra e o corpo padece.
A origem dos problemas internos de relacionamento ou trabalho em geral pode estar num único indivíduo - o alarmista dos seus defeitos, muitas vezes um subalterno arrogante e prepotente que esta sempre envenenando sua boa vontade, enfim o maldito sabotador do seu trabalho, Se você der espaço para essa pessoa agir, outros sucumbirão a sua influência. Não espere os problemas que ele causa se multiplicarem, não tente negociar com ele, pois costumam serem pessoas irredimíveis. Neutralize a sua influência isolando ou banindo. Tire de sua equipe, se puder demita; Aja no ataque à pessoa origem dos problemas e os influenciáveis se dispersarão.
Isso vem geralmente da inveja de você ou do desconforto provocado por você no comodismo dele. Gerentes, supervisores, coordenadores e encarregados vão estar sempre passando dor isso. 
ESTRATÉGIA 27
Conquiste corações e mentes
A coerção forçada provoca reações que acabam funcionando contra você, pois ninguém gosta de se sentir obrigado ou mandado a nada. (não mande, peça). É preciso atrair as pessoas para que queiram vir até você. A pessoa seduzida profissionalmente ou pessoalmente torna-se um fiel peão. Seduzem-se os outros atuando individualmente em suas psicologias própria e seus pontos fracos. Amacie o resistente atuando em suas emoções, jogando com aquilo de que ele gosta muito ou que ele teme. Ignore os corações e as mentes dos outros e eles o odiarão. 
ESTRATÉGIA 28
Desarme com o efeito espelho 
O espelho reflete a realidade, mas também é a ferramenta perfeita para a ilusão. Quando você espelha os seus inimigos, agindo exatamente como eles agem, eles não entendem a sua estratégia. (O feitiço contra o próprio feiticeiro) O Efeito Espelho os ridiculariza e humilha, fazendo com que reajam exageradamente. Colocando um espelho diante das suas psiques, você os seduz com a ilusão de que compartilha os seus valores; ao espelhar as suas ações, você lhes dá uma lição. Raros são os que resistem ao poder do Efeito Espelho.
Em outras palavras – use as armas do inimigo contra ele mesmo.
ESTRATÉGIA 29
comesse mudando aos poucos, mas apregoe a necessidade de mudança sempre.
Teoricamente, todos sabem que é preciso mudar, mas na prática as pessoas são criaturas de hábitos que gostam de manter sua zona de conforto. Muitas inovações e mudanças juntas são traumáticas, e conduz à rebeldia e a revolta. Se você é novo no cargo numa posição de poder, ou alguém de fora tentando construir a sua base de gestão, mostre explicitamente que respeita a maneira antiga de fazer as coisas. (o que é bom deve ser mantido) mas se a mudança é necessária, faça-a parecer uma suave melhoria do passado. A boa e velha filosofia do sapo cozido.
ESTRATÉGIA 30
Não pareça perfeito demais
Parecer melhor do que os outros é sempre perigoso, mas o que é perigosíssimo é parecer não ter falhas ou fraquezas. A inveja cria inimigos silenciosos. É sinal de astúcia exibir ocasionalmente alguns defeitos, e admitir vícios inofensivos, para desviar a inveja e parecer mais humano e acessível. Só os deuses e os mortos podem parecer perfeitos impunemente.
Se você tenta da melhor maneira proporcionar algo bom a quem necessita, se doando ao máximo com a utilização de suas habilidades, se torna uma pessoa visada por seus métodos, sendo prejudicada ao ponto de quase perder tudo o que foi conquistado. A desumanidade da falta de colaboração dos invejosos é responsável por prejudicar quem tenta ser o diferencial, a inveja é um ponto negativo em todas as organizações, atrapalhando pessoas capacitadas, responsáveis e eficazes que buscam algo a mais. Esse sentimento tão destrutivo, muitas vezes vem de pessoas que não se acreditava terem tal capacidade, a quem depositávamos confiança.
ESTRATÉGIA 31
Seja forte - contra a força não há resistente.
 Aquele que coordena deve fazer com que os coordenados acreditem em sua força, não repressiva, mas a força de suas ideias, coerência e justiça em suas ações. Coordenador fraco e que desperta o medo em seu povo, cria felinos que ficam à espreita de seus atos. Deve sim, armar-se com a confiança de sua equipe sempre agindo de acordo com o interesse da maioria.
ESTRATÉGIA 32
Não ultrapasse a meta estabelecida; na vitória, aprenda a parar e recomeçar do zero porem no nível de cima.
O momento da vitória é quase sempre o mais perigoso. Principalmente quando você é promovido, valorizado ou transferido. No calor da vitória, a arrogância e o excesso de confiança podem fazer você avançar além da sua meta e, ao ir longe demais, você se perde e conquista mais inimigos do que na derrota. Não deixe o sucesso lhe subir à cabeça. Nada substitui a estratégia e o planejamento cuidadoso. Fixe a meta e, ao alcançá-la, use o E.S.A.O.N - é uma técnica escoteira de sobrevivência.
E = Estacione. Evite deslocamentos mais que o necessário ou além do possível.
S = Sente-se. (relaxe) Evite o cansaço e cuide da saúde.
A = Alimente-se. Principalmente de informações e ideias.
O = Oriente-se. Determine a direção a seguir, Planeje com calma novas metas.
N = Navegue. Siga a direção determinada, (com foco).
ESTRATÉGIA 33
Evite ter uma forma definida
Ao assumir uma forma, ou ter um plano visível, você se expõe ao ataque. Em vez de assumir uma forma que os seus inimigos possam agarrar, mantenha-se maleável e em movimento. Aceite o fato de que nada é certo e nenhuma estratégia é fixa. A melhor maneira de se proteger é ser tão fluido e amorfo como a água; não aposte na estabilidade ou na ordem permanente. Tudo muda.
Lembre-se de Charles Darwin - Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças.
Sobreviver num mundo onde tudo gira em torno do poder e da habilidade política é difícil. Por isso domine a arte da dissimulação, adule, ceda aos superiores, e assegure o seu lugar sobre os outros da forma mais gentil e dissimulada. Aprenda e aplique as regras da empresa e não haverá limites para a sua escalada.
ESTRATÉGIA 34
Aprenda a manter as pessoas dependentes de você 
Faça com que as pessoas dependam e precisem de você para serem felizes e prósperas, e você não terá nada o que temer quanto ao seu cargo. Não lhes ensine o bastante a ponto de poderem se virar sem você. Para manter a sua independência você deve sempre ser necessário e querido. Quanto mais dependerem de você, para decisões e aprovações, mais importância você terá. Isso é a coisa mais antiética que eu escrevi na vida, mas não posso ser ingênuo a ponto de dizer que as pessoas não fazem isso.



ESTRATÉGIA 35
Não confie demais nos amigos.
No trabalho não tire todo mundo pra amigo, geralmente eles o trairão mais facilmente, pois são mais facilmente levados a comparações, intimidades e inveja. Eles também com frequência se tornam mimados e tirânicos. Mas contrate um novato desconhecido e ele lhe será mais fiel do que um velho colega, porque tem mais a provar. De fato, você tem mais o que temer por parte dos velhos conhecidos do que dos novos conhecidos. Se você não tem um bom banco de currículos, descubra um jeito de tê-lo.
ESTRATÉGIA 36
Use a ausência para aumentar o respeito e o valor 
Não seja disponível pra todo mundo a toda hora. Na lei da oferta e demanda circulação em excesso faz os preços caírem: quanto mais você é visto, escutado, disponibilizado mais comum vai ser. Se você já se estabeleceu em um grupo, afastando-se temporariamente de tempos em tempos e se tomará uma figura mais comentada, mais valorizada e até mais admirada. Você deve saber quando se afastar. Crie valor com a escassez.
Seja raro no sentido de difícil, mas cuide-se quem muito se ausenta com o tempo torna-se desnecessário.
ESTRATÉGIA 37
Tente não se comprometer com ninguém
Tolo é quem se apressa a tomar um partido. Não se comprometa diretamente com bandeiras, partidos ou causas, (sexualidade, politica, chapas, futebol, marcas, religião, moda, times, tecnologia, escolas de samba, e até equipes de gincana etc.) só com você mesmo. Mantendo-se independente e neutro o quanto for possível, assim você não se coloca contra ninguém, pois muitos confundem ideias com pessoas.
Numa guerra seja quem vende as armas não quem vai pra o front de peito aberto.
ESTRATÉGIA 38
Se faça parecer menos esperto do que seu normal. 
Ninguém gosta de se sentir mais idiota do que o outro. A estratégia, portanto, é fazer com que suas pessoas se sintam espertas - e não só espertas, mas mais espertas do que você. Uma vez convencidas disso, elas jamais desconfiarão que você possa ter segundas intenções com algo ou alguém.
ESTRATÉGIA 39
Recuo estratégico - use a tática da rendição
Se você é o mais fraco hierarquicamente ou, não lute ou discuta só por uma questão de vaidade ou honra; é preferível se render. Rendendo-se, você tem tempo para se recuperar, tempo para mudar de tática e reestruturar seus planos, tempo para esperar que ele mude ou flexione suas ideias. Não lhe dê a satisfação de lutar e derrotar você - renda-se antes. Oferecendo sua ajuda, assim você o desequilibra. Faça da rendição um instrumento de poder.
ESTRATÉGIA 40
Atue
Não aceite os papéis que a sociedade lhe impinge. Atue forjando uma nova identidade ampliando os poderes de sua personagem como nos jogos de RPG (Role-playing game), uma personagem que chame atenção e não canse a plateia. Seja senhor da sua própria imagem, em vez de deixar que os outros a definam para você. Incorpore artifícios personalizados aos gestos e ações públicas - seu poder se fortalecerá e sua personagem parecerá maior do que a realidade. No palco da vida somos todos atores (alguns protagonistas e outros figurantes)
ESTRATÉGIA 41
Mantenha as mãos limpas
Você deve ser um modelo de civilidade e eficiência: suas mãos não se sujam com erros e atos desagradáveis ou de injustiça. Mantenha sua imagem impecável deixando aos outros o julgamento informal ou de fora do regulamento. Não se preocupe, tem sempre uma ou um idiota para bancar o valentão.
ESTRATÉGIA 42
Não se faça de herói - faça as suas conquistas parecerem simples
Seus atos e tarefas devem parecer naturais e fáceis. Toda a técnica e o esforço necessários para sua execução e também os truques e macetes devem estar dissimulados ou ocultos. A ideia é que quando você age, age sem se esforçar, age naturalmente como se fosse capaz de muito mais. Não caia na tentação de revelar todo o esforço e trabalho duro que você teve para realizar uma tarefa - isso só despertará dúvidas com relação a sua competência. Faça do seu trabalho algo simples e natural e não ensine a ninguém os seus truques ou eles serão usados contra você.
ESTRATÉGIA 43
Desperte a fantasia das pessoas
Em geral evita-se a verdade nua e crua porque ela é feia e desagradável. Não apele para o que é verdadeiro ou real se não estiver preparado para enfrentar a raiva que vem com o desencanto das pessoas pela instituição. A vida é tão dura e angustiante que as pessoas capazes de criar romances ou invocar fantasias de um mundo azul com bolinhas cor de rosa são como oásis no meio do deserto: todos correm até lá. Há um enorme poder em despertar a fantasia das massas. Muitos líderes principalmente as mulheres usam esta estratégia para confortar ou motivar seus colaboradores.



ESTRATÉGIA 44
Descubra o ponto fraco de cada um 
Todo mundo tem um ponto fraco, uma brecha no muro do castelo. Essa fraqueza em geral é uma insegurança, uma emoção ou necessidade incontrolável; pode também ser um pequeno prazer secreto, um segredo, uma doença, um sentimento ou outro alguém. Seja como for, uma vez encontrado esse ponto nevrálgico, memorize você pode precisar.
ESTRATÉGIA 45
Leve sempre em conta o caráter e os interesses daqueles que se aproximam de você.
Geralmente as pessoas que se aproximam para obter favores e privilégios, com juras de gratidão e retorno são lobos vestidos de cordeiros que buscam uma colocação para colocá-lo a serviço de seus interesses. Quem se torna gestor deve manter sua equipe fechada e coesa, respeitando sempre o interesse da maioria e cumprindo o regulamento.
ESTRATÉGIA 46
Seja justo, doa a quem doer.
O trabalhador espera que o seu gestor tome decisões justas e corretas, mesmo que possa ferir interesses de outros. Maquiavel dizia que quem lidera precisa ser como o leão e a raposa. Os leões não têm defesa contra os laços; as raposas tem defesas contra os laços, mas não tem defesa contra os lobos; assim o dirigente precisa ter a força do leão para espantar os lobos, mas deve possuir a capacidade da raposa para se livrar dos laços.
Não se prenda em laços de falsos amigos e saiba espantar os sabotadores.
ESTRATÉGIA 47
Não revele todo o que você sabe.
ESTRATÉGIA 48
Releia a estratégia 47.
Mas enfim no mundo corporativo é melhor conhecer as pessoas que trabalham com você melhor do que você mesmo dominar seus procedimentos e seus próprios medos e não se deixar dominar por ninguém, confiar no seu instinto e desconfiar de tudo a sua volta, escolher suas estratégias até por que muitas delas são conflitantes entre si, saber ter paciência para progredir e não cair nas próprias armadinhas, pois num minuto tudo muda a começar por você mesmo.