"Mas qual é (!) a desse blog afinal ?"

Este blog é dedicado aos meus filhos, meus discípulos e alunos e tem a pretensão de servir como um lugar para guardar os ensinamentos, sugestões e conhecimentos aprendidos ao longo de minha vida para que estes fiquem disponíveis a todos os que deles quiserem e tiverem a humildade de aprender.

Diagramas

Maslow e eu

A hierarquia de necessidades de Maslow é uma divisão hierárquica em que as necessidades de nível mais baixo devem ser satisfeitas antes das necessidades de nível mais alto (só que eu não concordo muito com isso por que nossa vida é muito dinâmica e cheia de altos e baixos).
  1. Necessidades fisiológicas (comida, bebida, sono, sexo, excreção, abrigo saúde básica);
  2. Necessidades de segurança (sentir-se seguro dentro de uma casa ou lar, ter um emprego, estável, moralidade e alguma propriedade pessoal);
  3. Necessidades de Relacionamento ou de amor (afeto, afeição e sentimentos de pertencer a um grupo, fazer parte de uma família ou ter um parceiro ou parceira);
  4. Necessidades de estima, (o reconhecimento das nossas capacidades pessoais e profissionais (diplomas, títulos) respeito, auto estima e ser digno de grande consideração);
  5. Necessidades de auto realização, (a pessoa tem que ser coerente com aquilo que é na realidade... temos de ser tudo o que somos capazes de ser). – aceitação dos fatos da vida e da nossa prosperidade.



Um nível inferior é base de sustentação para o próximo nível (deve ser conquistado para ser superado)
É impossível pular ou suprimir um nível para atingir outro (não há como ignorar fases).
porem a qualquer momento você pode cair e ter começar tudo de novo e no mundo de hoje isso tem a ver com dinheiro, sabedoria e poder, sim. Mas principalmente com a forma que lidamos com o mundo a nossa volta:

---------------------------------------------------------

diagrama para trabalho na área das relações interpessoais


--------------------------------------------------------------

 Diagrama para estudo das estruturas organizacionais.

_______________________________________________________________________________


Estudos dos objetivos das pessoas na sociedade ao longo do tempo.


DEIXAR – perpetuar seu nome na história, deixar descendentes (sobrenome), formar tribos e clãs, criar deuses e formar religiões, criar países, deixar um legado (deixar bens, castelos, exércitos, tesouros aos que viram) criar leis e culturas (importância da família, da raça, do sangue) deixar uma dinastia, um legado.


· O que importa - Preocupação com um futuro de longo prazo mais que consigo mesmo, fé, conquistas, guerras, abrir caminhos, a pátria etc...
· O que não importa: tempo de vida, riquezas pessoais, paz de espirito, comodidade e aposentadoria.
· Exemplos: gregos como Aquiles, judeus como Jesus, Moisés, e romanos como Júlio César.
· Filmes: troia, Alexandre, O Guerreiro Genghis Khan, 300 de Esparta, O rei Artur, Gladiador.
· Auge: no inicio da era cristã





SER - ser livre, não ser um servo (a), ser pura (o), honrado (a), nobreza, orgulho, valores internos – ser um cavaleiro, ser uma dama, ser valente, ser digno, ser herói ou ser nobre, ser sábio.
· O que importa: Preocupações com seu próprio ego, vaidades pessoais e respeito próprio, religião.
Aqui entra forte a moral e a ética.
· O que não importa: tempo de vida, riquezas pessoais deixar um legado uma dinastia.
· Exemplos: Cleópatra, Nero, Rei Ricardo, Jack de Moley, Saladino, Joana dark.
· Filmes: Robin Hood, cruzadas, Joana Dark, Gladiador, Robin hood, O corcunda de Notre Dame, o conde de Monte Cristo).
· Auge: na idade média clássica
 




TER – o acumulo de riquezas, poses, a formação da burguesia, ter patrimônio pessoal, bens e posses, valores materiais, capitalismo, os estilo de vida americano dos anos 50.
Ter uma casa, um carro, um futuro garantido, ter um diploma não importa como ou quando.
· O que importa: Preocupações com a posse de valores e o poder do dinheiro
· O que não importa: vida humilde, a riqueza cultural, honra, e nobreza de espirito, o sobrenome.
· Exemplos: Alcapone, Aladim, Tio Patinhas, e maioria dos bandidos do cinema.
  Filmes: O cidadão kene, o poderoso chefão, As ninas do Rei Salomão, corrida do ouro a conquista do oeste, amor por contrato.
· Auge: do mercantilismo, passando pela revolução industrial até a 2ª grande guerra.



VIVER – Curtir a sua existência, celebrar a vida, os amigos a família, viajar, ter educação, laser, diversão e saúde e sexo.
Conhecer o mundo, ter acesso à tecnologia e direitos sociais. Festejar e comemorar.
· O que importa: experiência de vida, esporte, festas, presentes, popularidade e fama, liberdade democrática e prazer.
· O que não importa: guerras, riqueza de família, títulos, sobrenome, raça, religião, pátria.
· Exemplos: ripes e saltimbancos, muitos artistas, esportistas e os aventureiros em geral.
 Filmes: Curtindo a vida adoidado, o amor e contagioso, gênio indomável, piradas do caribe, o saltimbanco trapalhão e Indiana Jones.
· Auge: do final da 2ª grande guerra até aqui.







 


--------------------------------------------------------



Conheça-te a ti mesmo

Ter conteúdo e profundidade é a essência de cada ser humano em evolução. É incrível ver nas pessoas de hoje (principalmente jovens) uma superficialidade que chega a irritar, como estas pessoas se relacionam, conversam e percebem o mundo? Pobres psicólogos e administradores que tem que selecionar para o mundo do trabalho pessoas fracas, desinteressantes e sem conteúdo algum.

Vou tentar ajudar meus alunos a buscarem informações sobre si mesmos e talvez eu possa auxilia-los a serem pessoas mais interessantes para outras pessoas e para o mundo.

Tentem responder o quadro abaixo da forma mais completa possível



Item
Preferência
Pessoal
(nome)
Gênero, estilo ou tipo.
Origem
(país ou cultura)
Inventor autor (ano ou época)
Por que
Livro
Cor/ton.
Música/disco
Esporte
Filme
Roupas
Lugar
Hobby
Jogo/passa tempo
Marca/Grife
Carro/moto
Evento festivo
Objeto pessoal
Animal
Filosofia de vida
Prato/comida
Planta/arvore
Time/equipe
Tecnologia
Ídolo/exemplo
Bebida/drink
Empresa
Endereço na web
Líder
Frase/poema
Profissão
Ato ecológico
Aventura
Ator/atriz
Ferramenta
Símbolo/logo
Dança
Calçado
Sonho
Uma Obra de arte
Instrumento musical
 
Isso poderá fazer com que pensamos um mundo cada vez mais globalizado ou regional.

Haverá pessoas que não se interessam por nada e ainda puxarão as que puderem para a mediocridade e o conformismo de uma vida sem sentido e com a profundidade de um pires.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------
Estudo da evolução do mundo do trabalho



O gráfico apresentado pelo autor (que sou eu) representa a evolução das principais instituições organizacionais ao longo do tempo e tem a pretensão de explicar parcialmente como uma organização sofreu influencia de outra ou outras que a antecederam e que uma organização logo após surgir foi perseguida pela sua anterior e após persistir as crises acabou juntando-se a esta para se fortalecer, foi o que aconteceu na baixa idade média com as cruzadas onde exércitos e igrejas se juntaram e depois na alta idade média quando as igrejas e ou religiões após perseguirem as escolas (Santa Inquisição) juntaram a estas para formarem as grandes redes de universidades, as escolas por sua vez juntaram-se as empresas logo após a revolução industrial e assim constata-se que as organizações atuais apesar de todos os modismos e tendências sempre terão um pouco de disciplinas e regras postura militares, um pouco de filosofia de atendimento e respeito dogmático como as religiões e técnicas e teorias como as escolas e universidades e extaram sempre focadas na busca por poder, da sabedoria e de riquezas e estarão estruturadas com normas e regras, estrutura hierárquica, uniformização e padronização e em uma estrutura física com caráter tipológico característico.


CENÁRIO ECONÔMICO, POLÍTICO E SOCIAL.


Dentre as várias facetas do Mundo do trabalho não podemos deixar de falar do cenário econômico, politico e social que rege a vida moderna no nosso país, sendo caracterizadas por orientar uma sociedade de consumo e vivencial na qual quase todas as relações humanas são reguladas por suas imposições e variáveis como a taxa de desemprego.

Para isso precisamos entender nosso cenário:

Socialismo
Totalitarismo
Mais partidos de Esquerda
Maior poder nas instituições públicas
Menor desigualdade social
Menos oportunidade de crescimento empreendedor
Menos níveis sociais
Maior poder econômico na mão do governo
Governo mais centralizado
Classe sindical forte
Mais intervenções do governo na sociedade
Países líderes:
 China, Rússia, índia e Coréia do Norte.
M U R O – C E N T R O
Capitalismo
Liberalismo
Mais partidos de Direita
Maior poder das instituições privadas
Mais desigualdade social
Mais oportunidade de crescimento empreendedor
Mais níveis sociais
Menor poder econômico na mão do governo
Governo mais descentralizado
Classe empresarial forte
Menos intervenções do governo na sociedade
Países líderes:
EUA, Alemanha, Japão e Inglaterra.

Escala de formação profissional


Estudo da atuação no mundo do trabalho


Estudo da relação do sistema financeiro interno das empresas

SISTEMA LOGÍSTICO INTEGRADO (DIAGRAMA)

SONHOS - VISÃO E MISSÃO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO





2 comentários:

  1. Estimado, ótimas ideias e pensamento criativo apenas algumas rápidas correções:
    sonhos não se realizam sozinhos.
    riqueza com z

    ResponderExcluir
  2. Oi professor, quero que o senhor veja esse vídeo https://www.youtube.com/watch?v=9_mCv1FFMWY

    ResponderExcluir