"Mas qual é (!) a desse blog afinal ?"

Este blog é dedicado aos meus filhos, meus discípulos e alunos e tem a pretensão de servir como um lugar para guardar os ensinamentos, sugestões e conhecimentos aprendidos ao longo de minha vida para que estes fiquem disponíveis a todos os que deles quiserem e tiverem a humildade de aprender.

terça-feira, 20 de setembro de 2016

Capítulo XLVIII Cuidados com armas de fogo.

Capítulo XLVIII

Cuidados com armas de fogo

  1. Armas de fogo são perigosas, mas também necessárias e ainda podem proporcionar a prática esportiva para quem gosta além de serem usadas na caça. Mas independente do uso há algumas regras que sempre devem ser observadas para manejar corretamente uma arma de fogo tanto nos treinos quanto em situações de necessidade real de uso.
  2. Conheça as normas de disparo e de segurança de sua arma – leia todo o manual ou estude sobre o assunto.
  3. Aprender a usar uma arma com segurança (alimentar, descarregar, carregar, verificar a câmara, ativar e desativar a trava de segurança, examinar o cano, e desmontar e montar sua arma).
  4. A arma sempre está carregada, ela deve ser tratada sempre como se estivesse isso é um conceito universal para quem atira.
  5. Conheça as características de disparo de sua arma, como o choque de recuo, você deve estar apto a manusear sua arma de maneira suficientemente segura.
  6. Sempre mantenha o cano apontando em uma direção segura e isso não quer dizer que seja para o chão, ao portar uma arma, tenha total controle sobre a direção do cano e seu ângulo, sobretudo se estiver caminhando ou até mesmo sentado.
  7. Coloque o dedo no gatilho da arma apenas na hora de atirar. Jamais caminhe com o dedo no gatilho, pois podem ocorrer disparos acidentais na melhor das hipóteses você leva o certificado de idiota, então mantenha o dedo longe do gatilho, repito o dedo só vai ao gatilho no momento do disparo, as pistolas, costuma ter uma parte acima do gatilho para descansar o dedo, em rifles e outras armas de caça, é recomendável tirar totalmente a mão de onde se situa o gatilho ao transporta-la.
  8. Não confie nas travas de segurança, há pistolas que não têm trava manual independente, nelas as travas costumam estar integradas ao gatilho, na parte de trás da empunhadura ou no cão. Essas armas são muito perigosas para atiradores novatos ou inexperientes, não ponha o dedo sobre o gatilho até que tenha apontado para o alvo, eu sei que é difícil, já que ficar com o dedo sobre o gatilho é instintivo principalmente em situações de risco.
  9. Esteja certo quanto a seu alvo ou alvos e todo o resto que estiver no seu caminho, em muitos casos, o projetil pode perfurar o alvo e atravessá-lo, é preciso estar a par de tudo que se encontra no caminho ou na sua reta, pois o projétil pode atingir um alvo e, acidentalmente ou não, ser rebatido, ricocheteado e ter a sua direção desviada.
  10. Ao se entregar uma arma para alguém, ela deve estar descarregada e aberta, confira o manual da arma, pois em geral, traz informações sobre o jeito mais seguro de carregá-la e descarregá-la.
  11. É preciso descarregar a arma sempre que ela não estiver sendo usada ou quando se estiver transportando. Em diversos lugares existem leis contra o porte de arma em um veículo sem a devida autorização, mesmo que o transporte seja para um centro de tiro ou uma loja para arrumar armas.
  12. Use munição adequada, usar munição incompatível com a sua arma irá danificá-la ou destruí-la, e também pode causar até a morte. A arma é projetada para um calibre e um cano específico, e até mesmo para um tipo específico de munição, cartuchos excessivamente recarregados ou manualmente carregados de maneira inapropriada podem trazer riscos e danos à arma, ao atirador e a outros que estiverem por perto à munição pode ser parecida e até mesmo do mesmo calibre, mas nem sempre é igual.
  13. Em treinos use sempre proteções para os ouvidos e para os olhos.
  14. Se a arma não disparar com o gatilho sendo pressionado, tenha cuidado, pois munição falha o tempo todo e é uma grande causa de acidentes, o problema normalmente tem a ver com munição estragada, velha, e é mais frequente nas munições recarregadas ou carregadas manualmente.
  15. Certifique-se de que o cano da arma, a câmara e o ferrolho estejam desobstruídos antes de disparar, principalmente em armas velhas, antigas ou de outras pessoas.
  16. Faça corretamente a manutenção da sua arma, a manutenção é uma questão fundamental quando se tem uma arma. Quanto mais antiga ela for, mais importante à manutenção se torna, as armas devem ser limpas depois de utilizadas sempre.
  17. Evite fazer modificações na arma, ainda que muitos recomendem que sejam feitas modificações na arma estas modificações quando mal feitas podem trazer danos permanentes à arma, além do risco de um disparo acidental e outros problemas afins, esta história de deixar o gatilho mais leve geralmente acaba em disparos acidentais.
  18. Nunca atire contra superfícies rígidas e planas (incluindo águas rasas). Objetos metálicos e outras superfícies duras ou planas podem apresentar bastante perigo, pois o projetil pode e vai voltar ou ricochetear em direções inesperadas.
  19. Se você carregou uma arma, nunca a perca de vista, tanto para o local de treinamento quanto em casa ou no trabalho. Se não souber da sua condição ou quem pode ter acesso a ela, o melhor é deixar a arma descarregada, travada ou em um estojo bem fechado como em um cofre. Para uma maior segurança, mantenha a munição em uma parte separada, também trancada.
  20. Não deixe de respeitar as legislações estaduais e locais em relação à posse e ao porte de armas, determinados estados não exigem que as armas fiquem trancadas, mas não deixe de levar em conta que crianças e outras pessoas podem acabar pegando a sua arma ou as munições.
  21. Nunca misture drogas ou álcool com armas alias não beba e evite uma serie de problemas principalmente com armas.

Orientações sobre usos de armas em confrontos (agora a conversa é bem mais séria)


1.     Compre armas para se proteger e proteger sua família, pois é melhor ter e nunca precisar do que precisar e não ter. Se possível for, tenha mais de uma arma, contar com uma reserva é bom.
2.     Faça treinamentos periódicos, contínuos, repetitivos e de tempos em tempos treine e domine sua arma; Este é o segredo do defensor, e em cada treino faça uma minuciosa manutenção na sua arma e saiba que quanto mais se treina, mais sorte se tem nos combates e situações de risco e violência, treinar nunca é demais.
3.     Treine também seu psicológico e seu emocional. Simule mentalmente situações de embate, confortos surpresa e a sua reação diante delas. Combate na rua, combate de dentro do carro, combate em uma invasão domiciliar (chegadas e saídas).
4.     Tenha intimidade com o seu armamento para que ele seja uma extensão do seu corpo e que o seu uso seja algo instintivo e natural.
5.     Outro fator muito importante é a qualidade e a boa conservação da munição utilizada, treine com munição de treino que é mais barata, mas tenha uma reserva de munição boa para porte e para a defesa doméstica, para porte só use munição original e especial e de preferencia explosiva.
6.     Não deixe sua munição ficar velha, munição se troca no máximo com um ano, principalmente se você usa no porte de sua arma.
7.     Qualquer calibre acima de .380 dá conta do recado, sendo que o mais importante é saber colocar o tiro no lugar certo (centro de tórax ou cabeça, preferencialmente no centro do tórax para não ariscar perder o tiro ou dentro do nariz para ser econômico). 
8.     Não use calibre .22 ou abaixo 32 para a defesa. Estes calibres são para diversão em estandes de tiro. Os norte americanos e alguns europeus disponibilizam estes calibres menores para as suas crianças praticarem tiro ao alvo como se focem simples armas de pressão.
9.     Revólver é mais prático que a pistola, mas limita muito seu poder de conforto, revólver é para atirados precisos e que recuperam rápido a mira, já a pistola é mais operacional que o revólver em razão da capacidade e cadência de tiros que lhe da maior precisão, revólver é de funcionamento mecânico e pistolas hoje são semiautomáticas.
10.   Não entre nessa de que a maioria dos confrontos de assalto e homicídios tem apenas de 1 a 3 disparos numa distância média de 3 a 5 metros, isso é estatística de B.O. das grandes cidades. Esteja sempre preparado para uma situação pior. Nos tiroteios de hoje em dia há muitas situações que envolvem fuzis e metralhadoras.
11.   Efetue quantos disparos forem necessários para neutralizar a sua ameaça. E, se possível, porte um carregador sobressalente (reserva), sempre efetue mais de um disparo sempre no mínimo 3 tiros.
12.   Nenhuma arma importada ou nacional é 100% confiável, mas há os melhores e os piores.
Os mais vendidos e com melhor aceitação no mundo são:
Pistolas - Glock, Colt, Smith & Wesson, Walther, Beretta, a Tcheca CZ, Pistola FN, Pistola alemã HK, a brasileira Imbel, Springfield, Ruger SR, STI e por último a Taurus.
No Brasil são poucas opções para os seres humanos comuns Glock mod. G25, Imbel mod MD II ou a Taurus 838 Calibres permitidos para civis - .380
Revólveres da Colt, modelos Anaconda e Python, Smith e Wesson, Magnum, Rossi e revólver Taurus modelo tracker.
Na vida real só sobra pra nós os revólveres da taurus e os antigos da Rossi e os mais antigos ainda da Smith e Wesson (SW). Calibres permitidos para civis - 32, 38 e o cartucho 36.
13.   Quanto maior o cano da arma, maior o aproveitamento da potência da munição no lançamento do projetil e maior a estabilidade no lançamento do projetil. Em outras palavras, maior transferência de energia com o impacto do projetil no alvo e melhor precisão no tiro, então não adianta comprar uma titiquinha minúscula para portar, invista em boas armas de canos de 4 polegadas que são a minha sugestão, mas não adianta calibres pesados nesse tipo de armamento pois não terão seu máximo aproveitamento e a recuperação da visada de mira será uma tarefa difícil.
Temos ainda as Shotgun (espingardas) Remington, Franchi SPAS 12, Benneli M-3 e a nossa boa e velha Boito marca gaúcha todas no calibre 12
14.   Surpreenda e não seja surpreendido, na duvida e com ciência saque primeiro, dispare primeiro, mate primeiro. Anteveja possíveis ameaças e não corra riscos desnecessários.
15.   Na hora de disparar, verifique se ela está destravada e pronta para atirar.
16.   Ser julgado por 7 é melhor que ser carregado por 6 (ditado popular entre os atiradores) ou seja é melhor enfrentar um julgamento e até a prisão por causa de um vagabundo do que ser mais uma vítima inocente dos bandidos.
17.   Em um embate, busque cobertura e abrigo o mais rápido possível não esqueça que a maioria dos bandidos tem comparsas e agem em duplas, então não seja atingido de surpresa por um segundo ou terceiro criminoso, evite ficar parado no local do conflito.
18.   Caso atingido, não entre em pânico, não grite isso potencializa a ação violenta dos adversários por causar tensão e ansiedade, caso atingido, primeiro elimine a ameaça e depois resolva seu ferimento.
19.   Só saque uma arma se estiver disposto a atirar, sacou! Atire! – uma pessoa com uma arma na mão gritando ou ameaçando algum é um alvo para tudo e todos.
20.  Tenha sangue frio, se for surpreendido, não saque, vida real não é o filme de velho oeste americano, espere pela janela de oportunidade para sacar e atirar.
21.   Porte sua arma em uma posição confortável no seu corpo e de rápida acessibilidade recomendasse a região da cintura.
22.  A mão que segura à arma segura a arma a outra faz o resto, abre portas, empurra alguém, segura o volante, recarrega e alimenta a arma etc.
23.  Treine saques exaustivamente, para não se ferir, isso é fundamental nas situações perigosas e isso é mais importante do que você imagina.
24.  Invista em um bom coldre, velado de preferência.
25.  Sua arma não deve ser ostentada nem percebida e nunca fale a ninguém que você esta armado, muitas pessoas não lidam bem com isso.
26.  O defensor esperto nunca senta de costas para a porta, vidraças ou para as janelas em qualquer estabelecimento inseguro, principalmente bares, lancheiras ou restaurantes quando estes são perigosos.
27.  Ao carregar uma pasta, sacola ou algo do tipo sempre mantenha sua mão de tiro livre.
28.  Esteja sempre alerta e permaneça vivo, na duvida desconfie de tudo e de todos; Na dúvida atire, não morra!