Maslow e eu
- Necessidades
fisiológicas (comida, bebida, sono, sexo, excreção, abrigo saúde
básica);
- Necessidades de
segurança (sentir-se seguro dentro de uma casa ou lar, ter um emprego, estável,
moralidade e alguma propriedade pessoal);
- Necessidades de
Relacionamento ou de amor (afeto, afeição e sentimentos de pertencer a um grupo,
fazer parte de uma família ou ter um parceiro ou parceira);
- Necessidades de
estima, (o reconhecimento das nossas capacidades pessoais e profissionais
(diplomas, títulos) respeito, auto estima e ser digno de grande
consideração);
- Necessidades de auto realização, (a pessoa tem que ser coerente com aquilo que é na realidade... temos de ser tudo o que somos capazes de ser). – aceitação dos fatos da vida e da nossa prosperidade.
Um nível inferior é base de sustentação para o próximo nível (deve ser conquistado para ser superado)
É impossível pular ou suprimir um nível para atingir outro (não há como ignorar fases).
porem a qualquer momento você pode cair e ter começar tudo de novo e no mundo de hoje isso tem a ver com dinheiro, sabedoria e poder, sim. Mas principalmente com a forma que lidamos com o mundo a nossa volta:
---------------------------------------------------------
diagrama para trabalho na área das relações interpessoais
--------------------------------------------------------------
_______________________________________________________________________________
Estudos dos objetivos das pessoas na sociedade ao longo do tempo.
DEIXAR – perpetuar
seu nome na história, deixar descendentes (sobrenome), formar tribos e clãs,
criar deuses e formar religiões, criar países, deixar um legado (deixar bens,
castelos, exércitos, tesouros aos que viram) criar leis e culturas (importância
da família, da raça, do sangue) deixar uma dinastia, um legado.
· O que
importa -
Preocupação com um futuro de longo prazo mais que consigo mesmo, fé,
conquistas, guerras, abrir caminhos, a pátria etc...
· O que não importa: tempo de
vida, riquezas pessoais, paz de espirito, comodidade e aposentadoria.· Exemplos: gregos como Aquiles, judeus como Jesus, Moisés, e romanos como Júlio César.
· Filmes: troia, Alexandre, O Guerreiro Genghis Khan, 300 de Esparta, O rei Artur, Gladiador.
· Auge: no inicio da era cristã
SER - ser livre,
não ser um servo (a), ser pura (o), honrado (a), nobreza, orgulho, valores
internos – ser um cavaleiro, ser uma dama, ser valente, ser digno, ser herói ou
ser nobre, ser sábio.
· O que
importa: Preocupações
com seu próprio ego, vaidades pessoais e respeito próprio, religião.Aqui entra forte a moral e a ética.
· O que não importa: tempo de vida, riquezas pessoais deixar um legado uma dinastia.
· Exemplos: Cleópatra, Nero, Rei Ricardo, Jack de Moley, Saladino, Joana dark.
· Filmes: Robin Hood, cruzadas, Joana Dark, Gladiador, Robin hood, O corcunda de Notre Dame, o conde de Monte Cristo).
· Auge: na idade média clássica
TER – o acumulo
de riquezas, poses, a formação da burguesia, ter patrimônio pessoal, bens e
posses, valores materiais, capitalismo, os estilo de vida americano dos anos
50.
Ter uma
casa, um carro, um futuro garantido, ter um diploma não importa como ou quando.
· O que importa: Preocupações com a posse de valores e o poder do dinheiro
· O que não importa: vida humilde, a riqueza cultural, honra, e nobreza de espirito, o sobrenome.
· Exemplos: Alcapone, Aladim, Tio Patinhas, e maioria dos bandidos do cinema.
Filmes: O cidadão kene, o poderoso chefão, As ninas do Rei Salomão, corrida do ouro a conquista do oeste, amor por contrato.
· Auge: do mercantilismo, passando pela revolução industrial até a 2ª grande guerra.
VIVER – Curtir a
sua existência, celebrar a vida, os amigos a família, viajar, ter educação,
laser, diversão e saúde e sexo.
Conhecer o
mundo, ter acesso à tecnologia e direitos sociais. Festejar e comemorar.· O que importa: experiência de vida, esporte, festas, presentes, popularidade e fama, liberdade democrática e prazer.
· O que não importa: guerras, riqueza de família, títulos, sobrenome, raça, religião, pátria.
· Exemplos: ripes e saltimbancos, muitos artistas, esportistas e os aventureiros em geral.
Filmes: Curtindo a vida adoidado, o amor e contagioso, gênio indomável, piradas do caribe, o saltimbanco trapalhão e Indiana Jones.
· Auge: do final da 2ª grande guerra até aqui.
--------------------------------------------------------
Conheça-te a ti mesmo
Ter
conteúdo e profundidade é a essência de cada ser humano em evolução. É incrível
ver nas pessoas de hoje (principalmente jovens) uma superficialidade que chega a
irritar, como estas pessoas se relacionam, conversam e percebem o mundo? Pobres
psicólogos e administradores que tem que selecionar para o mundo do trabalho
pessoas fracas, desinteressantes e sem conteúdo
algum.
Vou
tentar ajudar meus alunos a buscarem informações sobre si mesmos e talvez eu
possa auxilia-los a serem pessoas mais interessantes para outras pessoas e para
o mundo.
Tentem responder o quadro abaixo da forma mais completa
possível
Item
|
Preferência
Pessoal
(nome)
|
Gênero,
estilo ou tipo.
|
Origem
(país
ou cultura)
|
Inventor
autor (ano ou época)
|
Por
que
|
Livro
|
|||||
Cor/ton.
|
|||||
Música/disco
|
|||||
Esporte
|
|||||
Filme
|
|||||
Roupas
|
|||||
Lugar
|
|||||
Hobby
|
|||||
Jogo/passa tempo
|
|||||
Marca/Grife
|
|||||
Carro/moto
|
|||||
Evento festivo
|
|||||
Objeto pessoal
|
|||||
Animal
|
|||||
Filosofia de vida
|
|||||
Prato/comida
|
|||||
Planta/arvore
|
|||||
Time/equipe
|
|||||
Tecnologia
|
|||||
Ídolo/exemplo
|
|||||
Bebida/drink
|
|||||
Empresa
|
|||||
Endereço na web
|
|||||
Líder
|
|||||
Frase/poema
|
|||||
Profissão
|
|||||
Ato ecológico
|
|||||
Aventura
|
|||||
Ator/atriz
|
|||||
Ferramenta
|
|||||
Símbolo/logo
|
|||||
Dança
|
|||||
Calçado
|
|||||
Sonho
|
|||||
Uma Obra de arte
|
|||||
Instrumento musical
|
Haverá
pessoas que não se interessam por nada e ainda puxarão as que puderem para a
mediocridade e o conformismo de uma vida sem sentido e com a profundidade de um
pires.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
Estudo da evolução do mundo do trabalho
O gráfico apresentado pelo autor
(que sou eu) representa a evolução das principais instituições organizacionais
ao longo do tempo e tem a pretensão de explicar parcialmente como uma
organização sofreu influencia de outra ou outras que a antecederam e que uma
organização logo após surgir foi perseguida pela sua anterior e após persistir
as crises acabou juntando-se a esta para se fortalecer, foi o que aconteceu na
baixa idade média com as cruzadas onde exércitos e igrejas se juntaram e depois
na alta idade média quando as igrejas e ou religiões após perseguirem as
escolas (Santa Inquisição) juntaram a estas para formarem as grandes redes de
universidades, as escolas por sua vez juntaram-se as empresas logo após a
revolução industrial e assim constata-se que as organizações atuais apesar de
todos os modismos e tendências sempre terão um pouco de disciplinas e regras
postura militares, um pouco de filosofia de atendimento e respeito dogmático como as religiões e
técnicas e teorias como as escolas e universidades e extaram sempre focadas na
busca por poder, da sabedoria e de riquezas e estarão estruturadas com normas e
regras, estrutura hierárquica, uniformização e padronização e em uma estrutura
física com caráter tipológico característico.
CENÁRIO
ECONÔMICO, POLÍTICO E SOCIAL.
Para isso precisamos
entender nosso cenário:
Escala de formação profissional
CENÁRIO
ECONÔMICO, POLÍTICO E SOCIAL.
Dentre as várias facetas do Mundo do trabalho não
podemos deixar de falar do cenário econômico, politico e social que rege a vida
moderna no nosso país, sendo caracterizadas por orientar uma sociedade de
consumo e vivencial na qual quase todas as relações humanas são reguladas por
suas imposições e variáveis como a taxa de desemprego.
Socialismo
Totalitarismo
Mais partidos de Esquerda
Maior poder nas instituições públicas
Menor desigualdade social
Menos oportunidade de crescimento empreendedor
Menos níveis sociais
Maior poder econômico na mão do governo
Governo mais centralizado
Classe sindical forte
Mais intervenções do governo na sociedade
Países líderes:
China,
Rússia, índia e Coréia do Norte.
|
M U R O
– C E N T R O
|
Capitalismo
Liberalismo
Mais partidos de Direita
Maior poder das instituições privadas
Mais desigualdade social
Mais
oportunidade de crescimento empreendedor
Mais níveis sociais
Menor poder econômico na mão do governo
Governo mais descentralizado
Classe empresarial forte
Menos intervenções do governo na sociedade
Países líderes:
EUA, Alemanha, Japão e Inglaterra.
|
Escala de formação profissional
Estudo da atuação no mundo do trabalho
Estudo da relação do sistema financeiro interno das empresas
SISTEMA LOGÍSTICO INTEGRADO (DIAGRAMA)
SONHOS - VISÃO E MISSÃO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Estimado, ótimas ideias e pensamento criativo apenas algumas rápidas correções:
ResponderExcluirsonhos não se realizam sozinhos.
riqueza com z
Oi professor, quero que o senhor veja esse vídeo https://www.youtube.com/watch?v=9_mCv1FFMWY
ResponderExcluir