ESTRUTURA E DETALHAMENTO DE UM
PROJETO
1. O QUE É? (Descrição do projeto/ação de
forma sucinta, objetiva e em um parágrafo).
2. POR QUE DEVE SER FEITO? (Importância e
motivo para realizar o projeto) justificativa da
necessidade de ser feita essa ação
3. COMO PODE SER FEITO? (Maneiras e formas
de como fazer) passo a passo - fluxograma
4. QUEM DEVE FAZER? Nome(s) do(s)
responsável(s) e principais envolvidos
5. QUANDO DEVE SER FEITO? (Início e término)
cronograma de realização. Calendário de realizações.
6. ONDE DEVE SER FEITO? (Locais de
planejamento e operações, local da construção, local da apresentação).
7. QUANTO CUSTA? (Valores financeiros. R$) planejamento orçamentário.
8. AÇÃO ESPECIFICA? (Detalhamento, fases e
observações, passo a passo).
9. PARCEIROS ORGANIZACIONAIS? (Quem pode
ajudar) – patrocinadores e apoiadores.
10. QUEM FARÁ O CONTROLE? (Fiscalização)
forma de avaliação e critérios de qualidade, os Indicadores de
Monitoramento.
COMPOSTO MERCADOLÓGICO DO PROJETO
11. Projeto – Nome e porquê do nome? (numero
de registro e protocolo) batismo do projeto
12. Produto - Qual o formato e o design
(tamanho, cores, modelos, conteúdo e embalagem)?
13. Preço - Relação de mercado e histórico?
(investimento e retorno)
14. Praça - Qual o público que se pretende
atingir e qual é a área de atuação e abrangência (geo-marketing)?
15. Promoções - Publicidade propaganda e
mídia – divulgação e veículos?
16. Pontos de venda - Onde será a
comunicação com o cliente? (mtk Direto) trade marketing
17. Processos - Administrativos, comerciais e
operacionais. Fluxograma de procedimentos? Burocracia, autorizações, laudos,
registos, alvarás, registro etc.
18. Pessoas - Pessoas envolvidas no
programa, atores principais e colaboradores?
19. Prestadores de serviço – Contratos e
terceirizações (custos)?
20. Pesquisas - É isso que o mercado precisa
e quer? (quantitativa e qualitativa)
21. Planos de contingência – Plano B
reservas e prevenções?
Rodar
o ciclo PDCA - Planejamento, desenvolvimento, controle e análise.
ESTRUTURA E DETALHAMENTO DE UM
PROJETO
1. O QUE É? (Descrição do projeto/ação de
forma sucinta, objetiva e em um parágrafo).
|
2. POR QUE DEVE SER FEITO? (Importância e
motivo para realizar o projeto) justificativa da
necessidade de ser feita essa ação
|
3. COMO PODE SER FEITO? (Maneiras e formas
de como fazer) passo a passo - fluxograma
|
4. QUEM DEVE FAZER? Nome(s) do(s)
responsável(s) e principais envolvidos
|
5. QUANDO DEVE SER FEITO? (Início e término)
cronograma de realização. Calendário de realizações.
|
6. ONDE DEVE SER FEITO? (Locais de
planejamento e operações, local da construção, local da apresentação).
|
7. QUANTO CUSTA? (Valores financeiros. R$) planejamento orçamentário.
|
8. AÇÃO ESPECIFICA? (Detalhamento, fases e
observações, passo a passo).
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9. PARCEIROS ORGANIZACIONAIS? (Quem pode
ajudar) – patrocinadores e apoiadores.
|
10. QUEM FARÁ O CONTROLE? (Fiscalização)
forma de avaliação e critérios de qualidade, os Indicadores de
Monitoramento.
|
COMPOSTO MERCADOLÓGICO DO PROJETO
|
11. Projeto – Nome e porquê do nome? (numero
de registro e protocolo) batismo do projeto
|
12. Produto - Qual o formato e o design
(tamanho, cores, modelos, conteúdo e embalagem)?
|
13. Preço - Relação de mercado e histórico?
(investimento e retorno)
|
14. Praça - Qual o público que se pretende
atingir e qual é a área de atuação e abrangência (geo-marketing)?
|
15. Promoções - Publicidade propaganda e
mídia – divulgação e veículos?
|
16. Pontos de venda - Onde será a
comunicação com o cliente? (mtk Direto) trade marketing
|
17. Processos - Administrativos, comerciais e
operacionais. Fluxograma de procedimentos? Burocracia, autorizações, laudos,
registos, alvarás, registro etc.
|
18. Pessoas - Pessoas envolvidas no
programa, atores principais e colaboradores?
|
19. Prestadores de serviço – Contratos e
terceirizações (custos)?
|
20. Pesquisas - É isso que o mercado precisa
e quer? (quantitativa e qualitativa)
|
21. Planos de contingência – Plano B
reservas e prevenções?
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Esquema do Processo de Vendas
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Todos nós temos um pouco ou muito
de cada um destes princípios - qual será o eu percentual?
Como fidelizar um cliente
Elaborei um gráfico com base nos já existentes para
ajudar no entendimento no processo de vendas para meus cursos
2 Objetivo Pretendido:
Escrever sempre do último para os mais antigos conforme a seguir (os últimos três ou os mais relevantes)
8 Informações Adicionais:
(as que são realmente interessantes de se acrescentar como cargos de liderança e projetos sociais e participação efetiva em ONGs e organizações interessantes)
acrescente aqui sua página na web ou seu blog para maiores informações a seu respeito.
9 Pretensão salarial:
Como
fazer um bom currículo
Primeiro informo que há
currículos e currículos,
currículo pra estagiário de uma microempresa é uma situação e para 1º ministro
de Inglaterra é outra bem diferente. Então um currículo deve ter o tamanho que
deve ter, conforme sua particular carga curricular.
Segundo,
quem conhece currículo não precisa ser informado de aquele doc. É um currículo
por isso ele começa com o seu nome completo, e por ai vai... Vejamos um modelo
básico:
Nome completo
(negrito e centralizado, para
facilitar a vida do pessoal do RH)
1
Dados Pessoais:
Data de Nascimento: 00/00/0000 (não
vai a idade)
Naturalidade: cidade – UF – País de origem Endereço: Rua, edifício – prédio – bloco nº. Bairro: - CEP Cidade: da residência atual - UF Estado Civil: (casado, solteiro, viúvo ou união estável com registro civil - não vai: noivo, namorada etc...). Fone de contato: seu celular e mais um fixo para recados Ex: Sra. Maria. E-mail: de contato e ponto final (endereço eletrônico) (não vai CPF, RG, T.E, CNH, maternidade, esposa marido ou dependentes). |
De forma cada vez menos usual e
conforme o cargo e a função costuma-se usar ao lado dos dados pessoais (no
canto superior direito ou ainda logo abaixo do nome) vai a sua foto ...
Detalhe - sozinho. (e não escreva "foto") (e não precisa ser a
velha 3x4)
|
(de
preferência use roupa formal, e use o padrão modelo meio busto e posição 1/8
em relação à lente Ex: padrão foto de galeria de ex-presidentes), lembrando a
foto não é obrigatória e em muitos casos não recomendado.
Observação:
você pode fazer um leve sorriso, nas que não seja aquela "coisa" de
face book.
|
2 Objetivo Pretendido:
Qual o seu interesse em encaminhar um
currículo (vai aqui) seja objetivo e franco. Este ponto
é mais usado para profissionais especializados.
3
Instrução e Formação: (a educação
formal)
Qual a formação – o título, à data de
formatura ou conclusão, escrever sempre do último para os mais antigos.
Doutorado, mestrado, especialização, MBA,
graduação, técnico, profissionalizante, ensino médio...
4 Experiências
Profissionais:
Escrever sempre do último para os mais antigos conforme a seguir (os últimos três ou os mais relevantes)
Trabalho
atual: nome da empresa
Função:
nome do cargo desempenhado
Atividades Desempenhadas:
Período – a partir de quando
Último trabalho:
Função:
Atividades
Desempenhadas:
Período – de quando a quando
5
Cursos e capacitações profissionais de Interesse da Empresa:
Nome do curso – carga horária do curso, nome da instituição de ensino ou empresa organizadora ano de conclusão e cidade de realização. (do último pra os mais antigos)
Nome do curso – carga horária do curso, nome da instituição de ensino ou empresa organizadora ano de conclusão e cidade de realização. (do último pra os mais antigos)
Observação – curso de interesse das empresas
– esqui aquático, fotografia espacial e outros sem interesse direto não vão
aqui.
Muitos
terminam seu currículo por aqui – mas podemos complementa-los
6 Disponibilidades e conhecimentos: (O que realmente você conhece e se dispõe a fazer como:)
De viagens programadas para treinamentos e capacitação;
De conhecimentos
gerais em informática
Conhecimento vivencial em regiões do Brasil.
Carteira de motorista Exemplo AD.
De veiculo próprio para trabalho.
Equipamentos de informática e comunicação para uso
profissional.
Experiências diversas, produções e ações comerciais nas
principais feiras e eventos.
Disponibilidade para trabalho em turnos e aos finais de
semana.
Firma individual cadastrada para prestação de serviços
autônomos.
7 Outras experiências
profissionais:
(mesmo sem registro na carteira profissional,
mas com comprovação testemunhal).
8 Informações Adicionais:
(as que são realmente interessantes de se acrescentar como cargos de liderança e projetos sociais e participação efetiva em ONGs e organizações interessantes)
acrescente aqui sua página na web ou seu blog para maiores informações a seu respeito.
9 Pretensão salarial:
EX:
conforme a politica institucional para o cargo, mas não posso aceitar
remuneração inferior a R$ X.
Ou
Salario atual liquido.
10.
Referencias pessoais:
Nome, cargo, ocupação, e
relação com você além do telefone de contato.
(pedir autorização
para a pessoa para ser sua referência e fornecer o telefone de contato)
Finalizando:
currículo não vai data, nem assinatura e lembre-se que 85% dos currículos hoje
são feitos pela internet e em páginas e links das empresas, então nunca deixe
de se interessar de preencher fichários.
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