"Mas qual é (!) a desse blog afinal ?"

Este blog é dedicado aos meus filhos, meus discípulos e alunos e tem a pretensão de servir como um lugar para guardar os ensinamentos, sugestões e conhecimentos aprendidos ao longo de minha vida para que estes fiquem disponíveis a todos os que deles quiserem e tiverem a humildade de aprender.

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Capítulo I - Objetivos que você deve ter na vida

Capítulo I - OBJETIVOS QUE VOCÊ DEVE TER NA VIDA
Uma pessoa sem objetivos na vida é como uma bússola sem a agulha, por isso se você já tem 18 anos ou até um pouco menos é bom ter uma lista com seus objetivos a serem conquistados ao longo da vida, como:

1.     Ter um trabalho que você possa se sentir realizado, sem esquecer-se de sua formação profissional na área, pois é muito gratificante trabalhar naquilo que você estudou para tal e mais que isso, é aquilo que você gosta de fazer de verdade.
Não se preocupe com o tempo que isso vai levar, pois a maioria das pessoas que conheço só conseguiu isso (se achar na vida) por volta dos 40 anos de idade, mas quanto antes você se achar em uma profissão melhor.
Não vamos esquecer que há uma grande diferença entre emprego, profissão e carreira.

Todos nos precisamos aprender a trabalhar e ter um emprego para nos sustentar e ás vezes nós vimos obrigados a fazer aquilo que não gostamos, mas isso não nos impede de buscar e ter uma profissão diferente (muitos advogados, médicos, engenheiros ou administradores de hoje já tiveram que trabalhar de auxiliar de lanchonete, artesão, vendedores ou atendente para poder manter seus estudos e pagar suas despesas por um momento na vida).

2.   Domine seus medos - O medo é um mecanismo de defesa que faz parte do nosso ser primitivo e é importante e vital para que você permaneça vivo e atento, pois uma pessoa sem medo é uma pessoa com problemas patológicos ou que não tem nada a perder na vida.
Seja sempre corajoso nas derrotas pela vida, pois ela é cheia de altos e baixos, e superação tem a ver com superar principalmente seus medos.
Segundo as pesquisas sobre as mitologias mais antigas o medo é filho da ignorância e a melhor forma de domina-lo, é conhecê-lo bem (matar a ignorância é acabar com o medo). Exemplo: você tem medo de armas de fogo, de fazer concursos, de cães ou de viajem de avião, não fuja não se esconda, pelo contrario, se aproxime de maneira sutil e aos poucos do objeto de sua fobia e então estude leia as estatísticas, as pesquisas, a psicologia do assunto em questão, busque as razões dos seus medos, use as técnicas, manuseie, interaja e domine.
Medos básicos dos seres humanos a serem dominados por você no seu devido tempo:
Medo da pobreza – perder dinheiro em investimentos
Medo de críticas – avaliações negativas de alguém que você considera
Medo da doença – incapacidade física ou mental
Medo de perder o amor de alguém – ficar só
Medo da velhice – perder a vontade de viver
Medo da morte – não evoluir o espírito.
Quem vive com medo vive pela metade.

3.     Estabeleça uma personalidade tranquila, (mesmo que seja aos 50 anos) para que as demais pessoas saibam ou pelo menos pensem que você sabe o que está fazendo e isso se transmite através de uma personalidade serena e tranquila.
Ser tranquilo não é ser: “paz e amor bicho!”, “alienado sobre o mundo”, monge tibetano, usuários de psicotrópicos ou “100% zen”.
Ser tranquilo é simplesmente pensar antes de agir e de falar e fazer o que tem que ser feito com calma e com lucidez.
Pessoas de personalidade calma vivem mais, tem menos estresse, são referências para consultores e lideres.

4.     Case-se com alguém que você realmente ame, ou pelo menos com quem você goste de conversar ou vai viver se preparando para enfrentar uma separação e perder quase tudo que conquistou na vida até ali.
Minha sugestão é que você goste de uma pessoa independente, culta, bonita, segura e de preferência rica, magra e fácil de tratar. (bem simples isso não!).
Namore bastante, experimente, teste pessoas e se dê tempo para o universo te ajudar na escolha.

5.     Tenha a mente sempre aberta para as mudanças, o primeiro sinal de velhice é o conservadorismo acomodado de quem fica preso ao passado, atualize-se, recicle-se e se renove.
Evolua e atualize seu vocabulário, seu vestimentas, os hábitos e principalmente as suas ideias.
Observação: evoluir não é mudar para o que esta na moda.

6.     Tenha um canto seu, o seu espaço, (uma casinha no campo, na praia ou um apartamento na cidade) “o lar de um homem é seu castelo”, principalmente se estiver pago e for confortável e espaçoso.
Lute por um lugar onde você pode guardar seus pertences, respirar com calma e descansar sem ser atrapalhado.
Monte lá este lugar o seu escritório ou sua oficina particular com seus livros, suas ferramentas, arquivos, objetos, músicas, vídeos, jogos etc. Para que você possa se manter ativo e produtivo, tenha o seu canto.

7.     Estabeleça prazos para ser financeiramente independente (primeiro dos seus pais, depois do seu trabalho e por fim para a sua aposentadoria). Ser independente é saborear a verdadeira liberdade.
Pra quem não sabe: ser livre é não dever nada pra ninguém e ter dinheiro, saúde e vontade de fazer o que quiser.
Observação – para muitos “felicidade não é ter tudo, é não precisar de nada”

8.     Mantenha-se magro. Ponto.
Magreza não é anorexia – mas faça o que for possível para condicionar o seu corpo a uma silhueta esquia e flexível
“saco vazio não para em pé, mas muito cheio não se dobra”.

9.   Compre um carro zero do seu jeito e antes dos 35 anos de idade, pode até não ser economicamente o mais acertado no momento, mas ter o prazer de sair da concessionária com um, é algo que faz você sentir-se realizado!
Infelizmente o automóvel é uma paixão nacional e todo brasileiro é apaixonado por carros, e nessa cultura de valoração é sim importante ser visto com uma pessoa:
De posse, independente, útil, versátil, capaz e muito mais atraente.

10.    Ambicionar a liderança sempre e assumir as responsabilidades que isso implica (ambição não é um defeito, ganância sim) ambição com responsabilidade é o combustível dos vencedores.
Buscar ser líder é buscar subir nas escalas sociais, políticas, profissionais e familiares.

11.    Conquistar ao menos um amigo autêntico, e o tenha sempre por perto (aquela pessoa que você sabe que pode contar nas horas difíceis que te chama de bosta e você ri e concorda).
Ao longo da vida vamos acumulando colegas e conhecidos e muitas vezes vamos deixando para traz bons amigos, pois assim é a vida, mas saiba que colegas, parentes, conhecidos, vizinhos, clientes, fornecedores e parceiros de festa não são necessariamente amigos de verdade.
Observação: amigo verdadeiro é aquela pessoa que não necessariamente concorda com você o tempo todo e às vezes é justamente o contrario é aquele contra ponto que te faz ver as coisas de forma diferente e briga com você para te ajudar.

12.    Sempre tenha um tempo disponível, para falar com seus pais.
A vida vai te obrigar a dedicar-se em 100% do seu tempo para os estudos e trabalho, a ainda tem: casamento, vida social, esporte e lazer.
Mas não seja ingrato e ausente, Reserve um tempo para seus pais.
Observação:
Não existe a expressão “não tenho tempo” só à expressão “não dei prioridade pra isso”
13.    Mantenha a dignidade sempre, sem confundir com orgulho besta. Manter a dignidade é reconhecer o erro, desculpar-se, ser humilde e não recusar dinheiro honesto quanto for preciso.

14.    Busque ser um mestre, exemplos de mestres: de judô, capoeira ou Karatê ou mestre escoteiro ou acadêmico ou profissional, mestre religioso ou filosófico nas seja um mestre em algo ou em alguma circunstância e fique esta meta na sua vida.
Desde a época de J. Cristo ser reconhecido como um mestre é a razão de ser de muitos homens.

15.    Ser lembrado de alguma forma boa pelos seus descendentes, como alguém que fez ao menos algo muito legal na vida e deixou aos outros.
Algo para ficar na história, pelo menos até a terceira ou quarta geração de sua família:
Exemplos de formas de ser lembrados:
A.   Funde uma instituição (clube, irmandade, organização ou associação) ou pelo menos seja um dos fundadores cujo nome estará na placa de bronze.
B.   Comece uma empresa ou organização que será deixada para os filhos e netos.
C.   Saia vitorioso de uma guerra ou revolução – não necessariamente vivo.
D.   Conquiste uma grande façanha esportiva ou intelectual quebre um recorde nacional.
E.   Escreva um livro que seja editável e marque a vida de algumas pessoas.
F.    Ganhe um grande concurso de respeito.
G.   Conquiste uma medalha olímpica ou um título nacional.
H.   Doe dinheiro para fazerem um hospital, uma escola, cemitério, zoológico, quartel, hospício, museu, orfanato, presídio ou clinica de qualquer tipo.
I.      Plante um grande jardim ou quem sabe uma floresta com uma bela praça.
J.    Invente uma maquina ou software realmente importante e que seja produzido em larga escala.
K.   Salve muitas vidas humanas como um bom profissional (bombeiro, médico, empresário ou inventor).
L.    Desenvolva e defenda uma teoria cientifica, uma nova formula química ou matemática.
M.   Se for um artista então que fique na história uma música, escultura, pintura, filme, poema, etc.
N.   Participe da política e ou sociedade do seu estado ou pais, no mínimo como prefeito ou então seja um grande líder (presidente ou diretor de uma grande organização).
O.   Se nada disso for possível então no mínimo construa uma casa, solida e de qualidade para que seus filhos e netos possam ter um lugar para dizer esta é minha herança e devo a meu antepassado “fulano de tal” que pensou em mim.
Observação: Pior que ser esquecido pelos seus é ser lembrado com tristeza e desprezo pelos outros.

16.    Chegar aos 90 anos e dizer para si mesmo “... que vida em!”.
Observação: via de regra, existem três fases na vida de um homem; Na primeira você tem tempo, tem vontade mas não tem dinheiro; Na segunda você tem vontade, tem dinheiro, mas não tem tempo, e na terceira você tem tempo, tem dinheiro mas não tem vontade. Seja uma exceção a esta triste observação.

Fatos:
Nove em cada dez pessoas não sabem o que querem na vida, não sabem por que querem, quando querem e não sabem como conseguir o que querem quando sabem o que querem.
 “não existem ventos favoráveis para um barco que não tem destino”

Porque ter objetivos:

A maior tragédia do ser humano atualmente é não ter nenhum objetivo na vida para conquistar, é dai que nascem as patologias, as angustias os sofrimentos e a derrota.
Muitas pessoas vivem a vida toda sem saber o que querem, e no fim ficam culpando os outros por suas mazelas e seus fracassos.
Quem não define um objetivo para sua vida vive desperdiçando sua energia, seu dinheiro e seu tempo e nada consegue de bom. Isso quando não sugam a energia dos outros ou se revoltam contra o mundo.
Nas poucas pessoas com objetivos na vida as atitudes estão sempre em harmonia com os seus pensamentos, influenciam o próprio subconsciente de tal forma que isso vira uma missão, um lema, um projeto, uma bússola que a guiará ao sucesso e a evolução.
Alguns chamam isso de "autossugestão", certos de que o objetivo das suas lutas será a sua felicidade que é o propósito final do ser humano.
Socialmente falando, vitoriosos e bem sucedidos cercar-se também de pessoas vitoriosas e bem sucedidas que triunfaram sempre, estas pessoas não perdem tempo com fracassados, pobres de espírito ou pessoas sem objetivos definidos.
Mas também de nada adianta ter um objetivo definido e não lutar por ele, não persistir e não ir à busca do sucesso, pois todas as grandes realizações encontram, sempre, grandes obstáculos no caminho e tudo tem seu preço.
Há uma grande diferença entre desejar verdadeiramente algo e simplesmente querer alguma coisa e acreditar que a obteremos.

Portanto entenda bem, um objetivo claro, bem definido, fé sem si mesmo e persistência são fatores essenciais para o sucesso na vida.

Dica para este capítulo:
Use ferramentas de visualização de seus objetivos para quando for o caso, isso é uma forma de materializar seus sonhos tornando-os objetivos.
Exemplos: lista detalhada de materiais que você deseja comprar.
Faça uma lista da forma mais completa possível e pesquise e atualize-a sempre que possível.
Prioridade
Ilustração
Item
Marca
Descriminação
Onde encontrar
Preço aproximado.
1






2






3







Outra ferramenta bastante usada por administradores e executivos são os gráficos cartesianos de demonstração de desempenho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário