"Mas qual é (!) a desse blog afinal ?"

Este blog é dedicado aos meus filhos, meus discípulos e alunos e tem a pretensão de servir como um lugar para guardar os ensinamentos, sugestões e conhecimentos aprendidos ao longo de minha vida para que estes fiquem disponíveis a todos os que deles quiserem e tiverem a humildade de aprender.

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Capítulo X - Palavras que você deve saber dizer com sabedoria.


Capítulo X - PALAVRAS QUE VOCÊ DEVE SABER DIZER COM SABEDORIA.


1. Não, (ás vezes é mais difícil do que você pensa, mas extremamente importante para sua vida profissional). Se você não aprender a falar esta simples palavra, você irá em pouco tempo conhecer os outros sentidos das palavras, “escravo”, “saco de pancadas”, “palhaço” e “prostituição profissional”.

2. Obrigado, muito obrigado e muitíssimo obrigado. Saiba agradecer na medida certa. Um elogio ou uns parabéns devem ser sempre agradecidos conforme a motivação dispensada, exemplo:
Bom trabalho – Obrigado.
Muito bom trabalho – Muito obrigado.
Excelente trabalho – Muitíssimo obrigado.

3. Por favor, (fale sempre isso, inclusive a seus filhos, funcionários e colaboradores), não interessa se você é o presidente absoluto, vitalício e perpetuo da maior multinacional do planeta, pratique com esta expressão a humildade e a nobreza de caráter.

4. Use o “Nós” no lugar de “eu” quando estiver se tratando de trabalho (você sempre depende de alguém para fazer alguma parte do processo) portando, sempre diga: “Nós fizemos tal coisa...” isso valoriza sua equipe e divide responsabilidades em caso de erro ou acidente.
5. Preciso de ajuda (só diga isso pra quem pode realmente te ajudar, do contrario é só demonstração gratuita de fraqueza) principalmente se for sobre um problema pessoal, ai é muito bom avaliar a pessoa antes de pedir ajuda. Claro que isso é para assuntos sérios e não emergenciais.

6. Desculpe-me – essa palavra deve ser sempre acompanhada de Isso não vai acontecer de novo” eu prometo. Isso torna o desculpe-me mais real e verdadeiro.

7. Te amouse pouco e com sabedoria estas palavras pois o excesso vai desgasta-las e perderá o valor na sua boca se você disser a toda hora. Há muitas pessoas que chamam todos os outros de queridos ou amados, chega a soar falso ou estranho, é um “ti amo” pra todo mundo e em público, ao contrário do que se vê muito hoje em dia, fale estas palavras a pessoas de sua família, ou a dois, na presença de poucos e em momentos especiais.
A exceção é em jantares de noivado ou pedidos de casamento.
(homens sérios e de respeito são e serão sempre assim!).

8. Ajuda-te que eu te ajudarei (frase creditada a um cara legal chamado Deus) pode repetir estas palavras quando tiver oportunidade, principalmente para aqueles vagabundos de plantão que estão sempre batendo em sua porta.

9. Parabéns você fez um bom trabalho (elogie, e elogie na medida do merecimento de cada um) isso vale para os amigos e os inimigos, para a esposa e os filhos, para seus colaboradores e para seus concorrentes e adversários.

10. Eu sei que posso, deixe isso comigo. Pense bem antes de dizer esta frase porque ao mesmo tempo em que ela abra portas ela também te coloca nas costas uma grande responsabilidade, por isso seja estratégico com estas palavras.

11. Eu tenho um currículo aqui comigo. (ou cartão pessoal) ajuda muito a melhorar de vida e emprego, e concretiza as oportunidades que a vida vai lhe dar.

12. Eu não vou fazer nada que você não queira... Se a frase der certo, uma hora depois você vai tomar um relaxante banho a dois e o mais importante, sem peso na consciência.

13. Pode contar comigo, fale isso pra grandes amigos e novos clientes, esta frase perde a validade se você estiver bebendo.

14. Eu prometo. Isto é um juramento sério, então uma vez dito isso você coloca toda sua moral e caráter em jogo, mas é uma forma de mostrar seu brio e seu caráter.
Por fim lembre-se, uma palavra vale uma moeda de prata, o silêncio vale uma moeda de ouro (ditado Romano), pois há ocasiões em que o silêncio de uma pessoa torna-se mais sábio do que qualquer palavra que poderia ser pronunciada.

Observações importantes sobre como ter uma boa conversa com alguém.

Primeiro saiba a diferença entre informação e comunicação:

1 - Informação – é quando o emissor envia uma mensagem (são dados com a intenção de divulgar uma informação e eliminar uma séria de incertezas para o Receptor).

2 - Comunicação – é quando o emissor envia a mensagem para o receptor, no entanto esta mensagem deve ser entendida, decodificada e retornada ao emissor através de um retorno que na vida profissional chamamos de FEEDBACK (compreensão da mensagem que foi transmitida de forma clara).

Então:

1.     Nunca é demais perguntar: “entendeu?” Ou “existe alguma dúvida no que eu falei?”.

2.     Anotar os pontos importantes da conversa é fundamental, quando você esta ouvindo.

3.     Observar as reações e gestos das pessoas ao longo da conversa.

Tenha muito cuidado com as mensagens escritas que precisam de cuidados redobrados.

Ter empatia na comunicação, ou seja, o que pode parecer simples para o emissor da conversa pode ser muito complicado para o receptor.

Efeitos da comunicação verbal (preste atenção a isso, o percentual de importância).

Palavra = 7%, Tom de Voz = 38% e Postura corporal = 55% (gesto e olhar).


Enfim - tenha jeito para conversar com as pessoas e estude um pouco sobre linguagem corporal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário