"Mas qual é (!) a desse blog afinal ?"

Este blog é dedicado aos meus filhos, meus discípulos e alunos e tem a pretensão de servir como um lugar para guardar os ensinamentos, sugestões e conhecimentos aprendidos ao longo de minha vida para que estes fiquem disponíveis a todos os que deles quiserem e tiverem a humildade de aprender.

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Capítulo XVI - Expressões em latim que você teve conhecer

Capítulo XVI - Expressões em latim que você teve conhecer
Não é necessário decorar nada, mas ira fazer uma grande diferença para impressionar amigos, professores, colegas e pessoas de intelecto mais evoluído.

Mas o mais importante é entender o que os antigos gregos e romanos queriam dizer com isso.
1.                  Aquila non captat muscas - A águia não captura moscas, isto é, uma pessoa importante não se incomoda com minudências e pequenos detalhes.
Esta frase esta gravada na minha faca de caça

2.      Audaces fortuna juvat - A sorte ajuda os audazes – esta eu escrevi na minha caixa do jogo de xadrez, tomara que de certo.
    
3.      Audi, vide, tace, si vis vivere in pace - "Ouve, vê e cala se quiseres viver em paz". (particularmente não sei se concordo, mas como disse Albert Haisten – um dos segredos do sucesso é ficar com a boca fechada).
    
4.      Natura sarat, medices curat - O médico trata a natureza cura. (te tempo para as feridas sararem)
   
5.      Non vivas ut edas, sed edas ut vivere possis - Não vivas para comer, mas come para viver. (Esta tinha que estar na porta da geladeira).
   
6.      Nosce te ipsum - Conhece-te a ti mesmo. (só julgue alguém depois de saber quem você é)

7.      O solitudo, sola beatitudo - Ó solidão, a única felicidade – aprenda a conviver consigo mesmo, e saiba viver sozinho e feliz.

8.      Tantum homo habet de scientia quantum operatur - O conhecimento que o homem possui é só aquele que aplica ou pratica. (não aquele que ele só conhece) em outras palavras você só é verdadeiramente sábio fazendo aquilo que diz.

9.      Timeo hominem unius libri - Deve-se temer não quem lê muitos livros, mas quem lê muito um só livro. (isso vale para religiões, doutrinas e filosofias). Ou – não confie em quem só conhece um lado da moeda
  
10.  Ubi bene, ibi patria - Onde me sinto bem, minha pátria é aí. (ou minha verdadeira morada)
Um sábio ancião me disse uma vez “toda cidade é boa, mas não pra todos”.

11.   Ultima ratio rerum - A derradeira solução (mandei gravar isso na coronha do meu Magnum 44).

12.  Pauca, sed bona, "Poucas coisas, mas boas", isto é, a qualidade deve ser superior à quantidade sempre. (isso vale para objetos, títulos, pessoas e objetivos).
13. Vivere militares est. A vida é uma luta (uma guerra).


Nenhum comentário:

Postar um comentário