"Mas qual é (!) a desse blog afinal ?"

Este blog é dedicado aos meus filhos, meus discípulos e alunos e tem a pretensão de servir como um lugar para guardar os ensinamentos, sugestões e conhecimentos aprendidos ao longo de minha vida para que estes fiquem disponíveis a todos os que deles quiserem e tiverem a humildade de aprender.

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Capítulo XVIII Treinamento físico e psicológico para ser uma pessoa forte.

Capítulo XVIII TREINAMENTO FÍSICO E PSICOLÓGICO PARA SER UMA PESSOA FORTE.

Testar os limites do corpo e da mente: definitivamente isso não é para os fracos, porém a vida nos apresentará varias surpresas e muitos desafios, e a realidade que hoje se apresenta diante de nós é de uma juventude fraca e despreparada física e mentalmente para enfrentar a vida se algo de errado acontecer.

Mas como podemos estar preparados para uma situação de crise, de medo, de fome, de angustia ou simplesmente percalços da vida cotidiana?

Na realidade eu não sei – mas há um ditado atribuído a várias celebridades segundo as redes sociais que diz: - “não sabemos o quanto somos fortes até que ser forte seja nossa única escolha”. – bonito, mas eu não concordo, penso que podemos treinar para sermos fortes e treinarmos para sermos pessoas maduras e resiliêntes.

Segue aqui algumas sugestões de resistência física e mental.

 

Exemplos:

 

1.        Quanto tempo você consegue ficar sem comer? E se algum dia você se perder numa trilha na mata, sofrer um acidente aéreo ou marítimo, sem falar em sequestros, fugas, cair num buraco, ficar preso em algum lugar e outras situações de crise que podem acontecer. Então sugiro a todos que façam um teste no conforto do seu lar. Treine uma vez por semestre ou anualmente. Primeiro fique 12 horas sem comer, depois, na outra semana 18 horas, na outra semana 24h, 30h, 36h e por fim 48 horas sem comer nada. (observação: comente em casa sobre o teste e tenha alguém sempre ao seu lado para monitoramento).

 

 2.     Quanto tempo você consegue ficar sem beber nenhum liquido? E se algum dia... Blá blá blá. Sugiro o mesmo teste supervisionado em casa mesmo. Treine da mesma forma uma vez por ano. Primeiro 12 horas depois 18 horas 24, 30, 36 e por fim 48 horas. (militares, aeromoças, terroristas, marinheiros, resgatistas, sobrevivencialistas e até empresários realizam este tido de treinamento para sobreviver em situação de risco de morte.). 

 

3.     Quanto tempo você consegue ficar sem dormir? Ao natural sem rebites e estimulantes é claro! O engraçado é que muita gente treina quando tempo consegue dormir, e eu já presenciei alguns recortes de pós-carnaval de até 24 horas de hibernação para poder se recuperar da bebedeira. Aqui é o contrario, “Quanto tempo você consegue ficar sem dormir”? Aproveite as férias e atreva-se a este desafio e descubra o limite da sua resistência. Observação, assim como no esporte, tenha sempre organização e segurança para realizar estas provas, não tente dirigir ou trabalhar nesta situação. 

 

4.     Por quanto tempo você consegue caminhar? Quantos quilômetros você consegue fazer? Treine de preferência uma ver por ano também. Comesse com 20 km e vá aumentando o percurso, “na boa”, da pra fazer isso com uma equipe de trilheiros ou caminhantes, sei que todo mundo tem carro hoje em dia, mas e em caso de invasão alienígena, apocalipse zumbi... (tá viajei), mas isso pode ocorrer em caso de catástrofes regionais como terremotos, furacões, enchentes e até guerra ou outra situação destas, exemplos: furação Katrina, derrubadas das torres gêmeas, Chernobyl, maremotos no Japão, Haiti, deslizamentos de terras em Santa Catarina no BR etc. 

 

5.     Por quanto tempo você consegue ficar quieto (imóvel. parado, estático)? Quanto tempo você consegue ficar escondido? Treine isso também, pois pode ser importante, da pra usar técnicas de relaxamento e ioga, ou você pensa que ficar preso nas ferragens de acidentes de transito e desmoronamento de prédios são o tipo de coisa que só acontece com os outros. 

 

6.     Por quanto tempo você consegue ficar boiando ou nadando sob a água? Vital também - sem falar que é um exercício de autocontrole. 

 

7.     Por quanto tempo você consegue ficar embaixo da água, ou mergulhando? Apneia também é um esporte, há uma brasileira que é capaz de ficarem 18 minutos embaixo d’água. Não precisa bater este recorde, mas pelo menos dois minutos é fundamental para salvamentos, então treine, pra se a canoa virar. 

 

8.     Por quanto tempo você consegue ficar pendurado pelos braços? Tente ficar também pelo menos dois minutos. 

9.     Por quanto tempo você consegue ficar sem energia elétrica? Parece mentira, mas a quantidade de gente que entra em pânico quando falta energia elétrica é incrível, vamos combinar e se houver um apagão de dois dias como você sobreviveria, já observei casos de pessoas abandonam tudo e fugirem pra outros lugares pela falta de energia elétrica por dois dias. 

 

10.   Dormir no chão, sem estar bêbado ou drogado, só por uma noite, é até bom para coluna, treine isso na sala da sua casa. 

 

11.   Ver um cadáver, mesmo no necrotério, e de preferência um que tenha falecido por acidente de transito, disparo de arma de fogo, suicídio, por enforcamento ou morrido por afogamento. É nestas horas que muitos que juram que vão ser médicos abandonam a ideia.

 

12.   Suportar uma bofetada no rosto, um soco na face ou até um soco na barriga, coisa que qualquer esportista das artes marciais já não tenha feito, mas você consegue? 

 

13.   Colocar um nervo no lugar, um dedo deslocado, por exemplo, é preciso além de um pouquinho de força ter coragem. 

 

14.   Carregar outra pessoa em um resgate, você consegue? - É bom primeiro aprender algumas técnicas, mas tenha a capacidade de retirar alguém de uma área de perigo, pode ser que nesta hora o tempo de musculação tenha alguma serventia. 

 

15.  Levantar peso com uma corda, inçar alguma coisa ou alguns, treine com o peso de uma criança grande com um cabo de cima de uma ponte ou de um pequeno prédio. 

 

16.   Ver sangue. É só tirar umas horas na frente da porta de uma emergência de um hospital público, sinta isso, tenha esta experiência de vida, esteja preparado! 

 

17.   Abater um animal de pequeno porte para consumo. Galinhas, patos, coelhos, lagartos, peixes, e até mesmo porcos e ovelha, os maiores para os mais fortes. 

 

18.  Suportar o frio ou simplesmente tomar um banho com água gelada no inverno, mesmo mo seu banheiro. 

 

19.   Dormir ao relento, na relva, sobre as estrelas, parecer tão romântico e simples nos filmes de aventura.

 

20. Outras tantas coisas como: correr, pular, nadar, saltar, suportar, vento, calor, ter acuidade visual, auditiva etc.

 

Vou parar por aqui antes que algum pacifista de plantão ou um bundão me diga que eu estou querendo treinar uma equipe de combate paramilitar ou formar um esquadrão de elite. Não é nada disso, apenas afirmo que é muito bom ter conhecimento e capacidade de que um dia pode acontecer com você aquilo que todos os dias vimos na TV com os outros.

Ser forte não é fazer supino com o esquivamente ao teu próprio peso, mas ter capacidade, conhecimento, habilidade e coragem para enfrentar a vida.

 

E outra; Estou cansado de ver bombados de academia que com seis horas sem comida desmaiam de fome e belos rapazes e homens feitos que morreriam em caso de algum tipo de situação de estresse. Enfim pessoas cheias de marra e metidas a esportistas, que se tivessem que passar uma noite ao lado de alguém num hospital teriam que ficar internadas junto, enfim gente jovem que se tiver que ajudar outras pessoas em uma situação de crise ou simplesmente entrariam em colapso psíquico ou sucumbiriam ao menor sinal de esforço.

Não seja esta pessoa.

 E outra
O lema escoteiro original, em inglês, é "be prepared" ("esteja preparado"), foi criado pelo fundador do movimento escoteiro, Baden Powell, e não é coincidência que fosse formado pelas iniciais "B.P.". A maioria das organizações de bandeirantes, pioneiros, exploradores e militares de todo o mundo também utiliza esse mesmo lema, pois isso significa que você deve estar constantemente em um estado de atenção mental e corporal para cumprir o seu dever e ou pelo menos se salvar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário