"Mas qual é (!) a desse blog afinal ?"

Este blog é dedicado aos meus filhos, meus discípulos e alunos e tem a pretensão de servir como um lugar para guardar os ensinamentos, sugestões e conhecimentos aprendidos ao longo de minha vida para que estes fiquem disponíveis a todos os que deles quiserem e tiverem a humildade de aprender.

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Capítulo XXXII Conselhos para seu trabalho


Capítulo XXXII Conselhos para seu trabalho

Estes são conselhos para principalmente quem trabalha ou quer trabalhar em uma instituição gerida pela política como: prefeituras, hospitais, universidades, cooperativas, empresas familiares, órgãos públicos etc. Mas também para empresas privadas em empreendimentos próprios, enfim para quase todos os que querem ser empregados.

1.    Jamais diga que não concorda ou não gosta de algo ou alguém no seu trabalho.
Se a situação for muito ruim com esta pessoa, apenas diga “penso que isso seja inadequado para este momento”. Isso não vai magoar ninguém e você não deixou de manifestar sua opinião.

2.    Não espere ser mandado – faça.
Aprendi uma vez com um velho enfermeiro do hospital militar de Santa Maria que o segredo de estar sempre tranquilo com a chefia é: “pensar antes do chefe e providencie o que o chefe irá precisar”, ou seja: - “prever os problemas e prover as soluções”.
Este enfermeiro quando de plantão agia da seguinte forma: antes de chamar o oficial médico responsável pelo atendimento preparava o paciente e todo o material que o médico iria precisar, por exemplo: - para uma sutura, primeiro limpe e prepare o paciente, depois providencie tudo que for necessário, deixando a sua disposição, depois informe o médico que o paciente o aguarda.

3.    Use sempre de política e a diplomacia em todas as situações e reuniões.
A cada quatro ou dois anos dependendo da eleição na sua instituição, você pode mudar de chefia e a pessoa que você não gosta ou critica hoje, podem vir a ser seu chefe amanhã. Então tenha cuidado.

4.    Não prometa nada a ninguém.
Diga apenas verei o que posso fazer, não de comprometa com favores a ninguém e não dê esperanças de que ira resolver tudo. Depois analise bem a solicitação desta pessoa de forma mais política do que técnica, só então faça o que for possível de ser feito e de um retorno (isso se o solicitante te cobrar, pois na maioria das vezes é só bobagem mesmo).

5.    Devolva com profissionalismo as solicitações e provocações dos chefes.
Use e abuse das ferramentas de trabalho administrativas (tabelas de valores da concorrência, cronogramas de implantação, analise de viabilidade, analise de risco, ponto de equilíbrio, geo-marketing, analise de mercado etc.) os incompetentes detestam informações técnicas e o discurso sobre seu trabalho vira filosófico e acabam te ignorando e te deixando em paz.

6.    Lembre-se o sucesso gera inveja.
Isso é fato, então não comemore com todos e não se vanglorie muito das suas façanhas, pois poderá ser vitima de calunias e maldades dos incompetentes, mas não deixe de fazer seu marketing pessoal discreto com a chefia, sem esquecer que sua estrela não deve brilhar mais que a do chefe.

7.    Planeje seus gastos pessoais.
Vida pessoal e vida profissional andam juntas, então não comprometa uma pela outra. Jamais compre ou gaste além de suas possibilidades, tenha conhecimentos da educação financeira, quando se é empregado tem-se que ter muito cuidado com financiamentos e empréstimos isso é para os estabilizados e competentes em economizar e mais, seus colegas, saberão tudo o que tem e tudo que você faz.

8.    Escreva e registre tudo no seu trabalho.
E de preferência pegue assinaturas observando os erros de ortografia nos documentos e relatórios, pois na burocracia academia do trabalho num relatório vale mais os seus erros de ortografia e gramática do que o relatório em si, e as pessoas mudam de discurso ao sabor do vento além de serem muito esquecidas, então escreva e tenha registros e protocolos.

9.    Nunca minta e nem faça fofocas.
Não dê corda a conversas de corredor e intrigas de funcionários mexeriqueiros isso só vai “queimar o teu filme com os demais colegas” e depois de você perder a confiança da chefia – ai já era, então não passe conversas a diante.

10. Sempre que puder, de uma bajulada nos chefes e nos colegas.
Não esqueça que o sistema de gestão vigente é na maioria das vezes o sistema político, e se você como eu não gosta de agradar e puxar o saco dos outros então atualize mensalmente seu currículo. Caso goste do seu emprego saiba “puxar o saco” com elegância e discretamente.

11. Organize e pesquise suas ideias antes de apresenta-las.
Um provérbio árabe já dizia uma palavra vale uma moeda de prata o silêncio vale uma moeda de ouro. Resumindo só abra a boca em uma reunião se você tem certeza do que esta falando. Às vezes é melhor ficar quieto e deixar as pessoas na duvida se você é um gênio ou um idiota, do que abrir a boca e acabar com o duvida.

12. Nunca fale ou faça comentários sobre o seu chefe.
Tudo será distorcido potencializado e usado contra você. E não se iluda você jamais vai conseguir se explicar, (um segredo é quando mínguem te conta), e saiba seu chefe pode ser uma ponte ou uma barreira para você, então por pior que ele seja é seu chefe, pronto.

13. Invista na sua carreira
Reserve sempre no mínimo 10% da sua renda para reinvestir na sua carreira com: cursos, treinamento, aprimoramentos, seminários, fóruns, visitas técnicas, pós-graduações, etc.
Não seja tonto ao ponto de pensar em parar de estudar.
Observação emprego é diferente de profissão que é diferente de carreira, já vimos isso no primeiro capítulo.
14. Crie uma boa rede de relacionamentos
Rede de contatos, amigos, colegas, conhecidos, colaboradores, clientes, fornecedores, parceiros, irmãos, mestres, familiares todos são úteis na vida profissional principalmente quando você fica desempregado.

15. Nunca se lamente
Não chore miséria, não reclame ou pragueje - existem excelentes oportunidades para bons profissionais no mercado. Se você for bom não precisa viver a vida reclamando do emprego, hora mínguem gosta de alguém que vive só reclamando.
Em vez de reclamar, procure algo melhor e peça pra sair, é mais digno.

16. Comunique-se bem
Tenha uma linguagem culta, mais refinada, não fique falando por metáforas, dando a entender, sussurrando, que isso ou aquilo, ou dizendo frases pela metade. Seja claro, objetivo, focado e direto, mas com elegância e simpatia.

17. Aumente sempre sua popularidade
Popularidade tem a ver com simpatia, que tem a ver com escolhas, que tem a ver com democracia, que tem a ver com votação e aceitação, que tem a ver com cargos políticos, que são os melhores dentro da maioria das empresas.
Presidentes, diretores, conselheiros, reitores, prefeitos, gerentes etc. chegaram onde estão como? – popularidade e política meu amigo tanto na indicação com na escolha do currículo.

18. Seja quem você quer ser
A pergunta que as pessoas deveriam fazer a uma criança deveria ser: como quem você quer ser? E não o que você quer ser. Então tenha um ideal profissional, um exemplo pessoal a ser seguido, mire-se no exemplo de alguém e busque ser como este alguém é agora. Como?
Se vista como ela, comporte-se como ela, fale como ela, trabalhe como ela. Sem perder sua personalidade é claro, mas não há nada de errado em ter em quem se inspirar.
Não há nada de errado em seguir um mestre. (o problema é que hoje a maioria das pessoas são muito vaidosas e arrogantes demais para terem um mestre a seguir).

19. Controle seu nervos aprenda a ser fio e calmo.
Seja forte, pois é do fogo mais forte que é forjado o aço bom. (ditado cimério). Tristeza é triste e fraqueza é para os fracos.
E mais, quem tem uma missão, uma visão, objetivos e metas na vida, não se deprime e não se deixa abater facilmente, fracos e abalados não são bem vistos no mundo do trabalho, isso é preconceito, discriminação e realidade.

 20. Valorize a criatividade
Pelo menos uma vez por trimestre inove e melhore alguma coisa no seu local de trabalho, o layout, o arquivo, as ferramentas de trabalho, a rotina alguma situação. Apresente propostas de melhoramento e projetos, ou simplesmente mude e melhores sua aparência, seu vocabulário ou sua forma de trabalho.

21. Use bem o tempo.
Aprenda a trabalhar pra você e não só para empresa. Busque ser produtivo, mas, não faça prostituição profissional.
“O cavalo selvagem foi domado porque se deixou montar”
(saiba dizer não quando for preciso)

22. Diferencie-se da média.
Não busque a média isso é para os medianos e medíocres busque o além, se o prazo é de dez dias busque fazer em 7, se a nota é 7 busque no mínimo um 9.
Se você não se esforçar além dos outros como será melhor que os outros? A pirâmide do mundo do trabalho vai filtrando os melhores e direcionando-os para cima. Quer ser mais? Faça mais, estude mais, pesquise mais, vá mais longe, trabalhe mais.

23. Você pode analisar tudo sem interferir, mais jamais interfira sem analisar.

Lembre-se que peixe morre pela boca, quem mais toma cartão no futebol não é quem bate, e quem reclama.

24. Descontraia sempre que possível e relaxe.
Sem ser o palhaço da turma.

Observação: “os bons sempre vão embora” regra de mercado
Ficar no mesmo cargo ou mesma função a mais de 5 anos é o mesmo que pintar um alvo na bunda e pedir para tomar um chute para fora da empresa. Então você cresce e se desenvolve ou vai ser substituído por gente mais nova, mais barata e mais atualizada que você.


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