"Mas qual é (!) a desse blog afinal ?"

Este blog é dedicado aos meus filhos, meus discípulos e alunos e tem a pretensão de servir como um lugar para guardar os ensinamentos, sugestões e conhecimentos aprendidos ao longo de minha vida para que estes fiquem disponíveis a todos os que deles quiserem e tiverem a humildade de aprender.

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Capítulo XXV Como evoluir

Capítulo XXV COMO EVOLUIR A MENTE E OU SEU ESPÍRITO DE FORMA RACIONAL EVITANDO O ESTRESSE.

1.    Tenha uma razão para viver. Para o psicólogo Viktor Frank se o indivíduo encontrar um sentido ou um objetivo para sua vida é capaz de superar a maior parte das adversidades, então defina seus objetivos e saiba aonde você quer chegar. (capítulo I deste livro)

2                    Entenda que você não tem obrigação de ser feliz o tempo todo. Nesta sociedade atual a negação da tristeza está em alta e dispara um consumismo exagerado de remédios e medicamentos diversos como antidepressivos, ansiolíticos, suplementos e vitaminas, além da busca por terapias e analises; Até parece que é proibido estar triste ou na sua – isso não é vergonha nenhuma, tenha seus momentos de tristeza o quando quiser, pois existem dias bons e ruins ao longo da vida e não há problema em estar chateado e até triste vez por outra.

3.    Mantenha contato com a natureza e o mundo natural, de fez em quando ande descalço, corte lenha ou faça fogo, coma frutas ao pé da arvore, tome banho de chuva ou de rio, descasque raízes (batata, mandioca etc.) se aproxime dos animais “lave o cachorro” e mexa na terra. Mantenha este contato com seu eu primitivo, pois você vai se sentir bem em meio à natureza porque ela não nos julga e não nós desafia como a sociedade faz.
4.    Faça ritos de passagens. Comemore cada etapa da sua vida, sinta que a vida tem fases e elas não ótimas para nos sentirmos vivos, alias viver e morrer cada momento, pré-escola, criança, anos escolares, ramos escoteiro, ensino básico, faixas de judô ou níveis no balé, turmas da igreja, do futebol, namoros, ensino médio, quartel, faculdade, casamento, carro novo, emprego, desemprego, filhos, lutos, netos etc. Viva cada rito de passagem. No decorrer da vida vamos vencendo etapas e devemos morrer simbolicamente para podermos nascer no estagio seguinte. Aproveite cada um e depois o deixe para traz não fique apegado a cada uma destas subvidas.

5.    Não fique se comparando – a comparação é uma importante fonte de infelicidade, toda comparação tem um lado ruim, então trabalhe na construção do seu próprio destino, por que sempre haverá pessoas mais ricas, mais felizes, mais bonitas, mais talentosas do que você.

6.    Saiba que sua vida não é construída por sua origem, mas por sua finalidade, como diz o Alcorão “a Deus não importa o que você foi, mas o que será a partir deste momento”. Não importa o sobrenome da família onde você nasceu, mas o legado que você vai deixar a seus descendentes. É obvio que é muito bom nascer em berço de ouro com herança e poses, mas as maiorias destas pessoas geralmente acabam as suas vidas pobres por não darem o real valor ao que ganharam. 

7.    Viva para si, não para os outros. Admita que você não possa satisfazer a todos e sempre haverá descontentes com você.
- Uma escolha significa varias renúncias.
- Devemos investir primeiramente em nós mesmos, quando investimos somente nos outros, geralmente acabamos nos decepcionando, estes outros apoiados e ajudados vão à frente na vida e você que não investiu em você fica para traz nesta estrada.

4.                  Ama-se – isso é bem mais difícil do que parece, pois a maioria das pessoas não se aceita. Como poderão se amar. Para se amar queira-se bem, tenha amor próprio.

9.    Seja independente, financeiramente, politicamente, religiosamente, moralmente.
 – “independência total ou morte moral” Prof. Gilson
Entenda que a dependência de outra pessoa gera:
Escravidão, submissão, vergonha e com o tempo até ódio.
Tem muita gente que é dependente de outros, isso é um tipo de escravidão moderna. Depende dos pais, depois do marido ou da esposa, depois do governo, depois do emprego, depois da aposentadoria e pior por ter uma vida toda assim se sente feliz e até tem orgulho de ser dependente.
Deve ser muito triste não conhecer a liberdade.

10. Saiba lidar com a dor. Buda disse que “a dor é inevitável, mas o sofrimento é opcional” - Tirem da dor seus respectivos benefícios em forma de conhecimento e aprendizagem. Isso vai desde um espinho no pé até a perda de uma pessoa querida, passando pela perda do emprego.

11. Ame as pessoas! Como? – Cuide delas ou cozinhe para elas, por exemplo, pois isso ajuda a treinar o amor pelos outros, se você não gosta de cozinhar então seja um voluntário para dar aulas ou ouvi-las, ou ainda, cuide de algum enfermo, pois o amor ao próximo pode ser treinado. Dar o peixe é fácil não tem envolvimento em carinho, mas ter a paciência e o respeito para ensinar! Há ai são outros quinhentos.

12. Não viva no passado. Viver no passado pode se transformar em uma patologia psíquica que apresenta dois sintomas evidentes: melancolia recorrente e rancor. Lembre com saudade do seu passado, mas tenha foco no futuro.

13. Não seja mais realista do que o rei. Enfim não viva fora da realidade do seu contesto, seja ele profissional político ou cultural. Eu mesmo já cansei de “quebrar a cara” como projetos e relatórios onde eu consegui ver mais longe que meus chefes e meus superiores, mas eles não queriam ver o que estava acontecendo e quem se queimava era eu. Então dance conforme a música e siga a correnteza, mas sempre de olho na margem.

Quantas metáforas para dizer o seguinte: se na sua equipe de trabalho os chefes são corruptos, os colegas são corruptos, os fornecedores são corruptos, os clientes são corruptos a sua escolha é:

(  ) Ser corrupto – e sobreviver no emprego.
(  ) Ser um idiota – e tomar um pé na bunda.
(  ) Viver estressado, nervoso, com raiva e tenso.
(  ) Procurar coisa melhor para fazer na vida 

14. Faça amigos. Só as pessoas virtuosas têm amigos de verdade. Para fazer amigos é só se interessar pelas pessoas e não buscar que as pessoas se interessem por você, veja o capítulo n°7.

15. Não tenha medo de morrer. Tema deixar de viver que é bem diferente. Você pode morrer e continuar sendo querido amado e admirado, mas pode estar vivo e ser um bosta, pois isso evolua sempre sem medo.

16. Conheça-te

Faça uma matriz SWOT da sua vida


O QUE ME AJUDA
NESTA VIDA?
O QUE ME ATRAPALHA?
COMO EU SOU?
O que é forte em mim?
Quais as minhas fraquezas?
COMO É MEU AMBIENTE?
Quais as minhas oportunidades?
O que me ameaça?

17. Perdoe seus erros, mas aprenda com eles para não repeti-los, (se aceite).

18. Não busque a perfeição, perfeição não existe o que há é uma grande margem de melhoria, (supere-se, evolua).

19. Encontre o caminho do meio (Aristóteles) Entre 8 e 80, entre o céu e a terra, entre os gregos e os troianos, entre o doce e o salgado, tudo na vida pode ser temperado a seu gosto e deve ser um equilíbrio. Palavra chave “equilíbrio”.

20. De um tempo pra você mesmo – de vez em quando mande os outros para o inferno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário