"Mas qual é (!) a desse blog afinal ?"

Este blog é dedicado aos meus filhos, meus discípulos e alunos e tem a pretensão de servir como um lugar para guardar os ensinamentos, sugestões e conhecimentos aprendidos ao longo de minha vida para que estes fiquem disponíveis a todos os que deles quiserem e tiverem a humildade de aprender.

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Capítulo IX - Capítulo IX - Datas históricas do brasil que você deve conhecer


Capítulo IX - Capítulo IX - Datas históricas do Brasil que você deve conhece

Estudar história não é só para passar na escola e no vestibular, é importantíssimo estudar fatos e pessoas para entender onde, como e principalmente porque você esta neste mundo.
22 de abril de 1500 - A expedição de Pedro Álvares Cabral chega ao Brasil, para oficializar o que todo mundo já sabia.
1534 - O Brasil é dividido em capitanias hereditárias dando início a escravização do índio no Brasil – pra quem não sabe é o feudalismo primitivo se criando no Brasil.
1570 – A liberdade dos índios é garantida pela Carta régia – só que é mentira continuou a matança e a captura por muito tempo.
1580 - Início do domínio espanhol, também chamado União Ibérica – começou o puxa e frouxa entre os reinos para ver que explora mais este país.
1654 - Expulsão definitiva dos holandeses do Brasil – o que eu considero uma pena.
1759 - Os jesuítas são expulsos do Brasil – estes sim tinham que ir mesmo.
1789  – Inconfidência Mineira, primeiro dos movimentos emancipacionistas que caracterizam a crise do sistema colonial pena que o povo era muito covarde e despolitizado para entender a situação.
21 de abril, 1792Inconfidência Mineira – dia de Tiradentes, dia do bode expiatório que pagou o pato dos incompetentes.
22 de janeiro de 1808 - Vinda da família real para o Brasil (fuga covarde de gente nobre, mas sem honra para salvar o próprio couro do mito Napoleão Bonaparte). Diga-se que a chegada de D. João à Bahia começou bem, fez a abertura dos portos para os amiguinhos, o Brasil deixou de ser explorado pelo anacrônico colonialismo mercantilista português e passou a ser explorado pelo capitalismo industrial inglês.
9 de Janeiro, 1822 - Dia do fico, (afinal de contas D. Pedro não tinha pra onde ir mesmo).
7 de Setembro de 1822Independência do Brasil (antes tarde do que nunca, mas demorou!). Foi à aclamação do príncipe D. Pedro como imperador do Brasil, com o nome de D. Pedro I – começou o famoso jeitinho brasileiro.
1824 – D. Pedro I outorga uma Constituição centralizadora de bosta (mas mesmo assim tinha uma constituição)
1835 - Início da Regência Una do padre Feijó. No Pará, deflagrada a Cabanagem; no Sul, a Revolução Farroupilha e a Revolta dos Malês na Bahia. Obá começou a pauleira! Mas todo mundo se deu mal.
20 de Setembro de 1835 - Revolução Farroupilha (dia do gaúcho) – dia em que se comemora uma guerra perdida que não se levou a nada (mas é muito importante pra quem não conhece a história do Brasil e não conhece o final desta saga de heróis fracassados).
1839 – Garibaldi, (uma espécie mista de Capitão Jack Sparrow com Sargento Garcia) um dos líderes farroupilhas, funda em Santa Catarina a passageira República Juliana que não dei em nada também.
1840 - Dom Pedro de Alcântara tem antecipada sua maioridade e se torna o segundo Imperador do Brasil. Se institui definitivamente o jeitinho brasileiro definitivamente.
1854 – Fundado o novo Banco do Brasil (antiga casa da moeda). Inauguração da primeira estrada de ferro do Brasil. E começa e corrupção no Brasil.
1864 O Brasil entra em guerra contra o Paraguai, com a ajuda de má vontade da Argentina e do perdido Uruguai, mas como sempre a grande vitoriosa da guerra foi a ardilosa Inglaterra.
1870 - Final da Guerra do Paraguai, o maior genocídio de homens mulheres e crianças já vista até então no mundo civilizado e os caras de pau dos brasileiros ainda falam do Hither.
1871 - Promulgação da Lei do Ventre Livre – só no papel.
1885 – Promulgação da Lei dos Sexagenários, que libertava os escravos com mais de 65 anos – outra baita bobagem, pois quase mínguem chegava a esta idade.
13 de maio de 1888 - Abolição de Escravatura no Brasil (um dos últimos países do mundo a criar vergonha na cara).
Observação: na pratica até na década de 20 ainda havia senzalas no interior do Brasil.
15 de Novembro de 1889 – Programação da república, dia em que meia dúzia de milicos resolveu acordar para o mundo com uns 100 anos de atraso. Mas houve o banimento da Família Imperial, modificação da Bandeira Nacional, liberdade de cultos, separação entre Igreja e Estado e outras mudanças.
1893 - Têm início a Revolução Federalista, no Rio Grande do Sul, estendendo-se a Santa Catarina e Paraná – outra vez os incompetentes tentando de novo e mais uma vez não deu em nada.
1922 - Revolta do Forte de Copacabana (outra revoltinha de bosta), também em 22 realiza-se, em São Paulo, a Semana de Arte Moderna – baita frescura.
1930 – Inicia no Rio Grande do Sul e no nordeste a Revolução de 1930, dando fim à Primeira República e início da Era Vargas.
1934 - É promulgada a segunda Constituição da República, que incorpora a legislação trabalhista. Vargas (amiguinho de Mussolini) é eleito indiretamente para a Presidência da República, com um mandato de quatro anos.
1940 – O governo institui salário mínimo. No inicio era uma boa, mas isso já era pra ter acabado há tempos.
1942 - Alemães torpedeiam navios brasileiros e o Brasil declara guerra à Alemanha e a Itália. (eu acho que quem torpedeou foi os E.U. A, jogou a culpa nos nazistas e forçou a Brasil a entrar na guerra).
1943  – Entra em vigor a Consolidação das Leis do Trabalho, o código trabalhista inspirado na “Carta del Lavoro” da Itália Fascista.
1944 - Participação da Força Expedicionária Brasileira (FEB), do Exército, e de um destacamento da Força Aérea na luta contra os alemães na Itália.
O Brasil participou! Ajudou para que o exército brasileiro se frágua-se do quando estava atrasado militarmente e tecnologicamente.
1945 - Vargas é deposto por um golpe militar. Chega ao fim a Era Vargas. Fizeram merda, o cara era bom.
31 de março de 1964 - Revolução democrática (para alguns imbecis) ou golpe militar para os outros imbecis (penso que 1º de abril é mais indicado para data). Um ato Institucional suspende direitos políticos de centenas de pessoas e há cassação de vários líderes políticos, sindicais e estudantis.
Observação: diferença política - durante o regime militar no Brasil não se podia falar nada contra o governo, depois do regime militar não adianta falar nada contra o governo.
1970 - O bicho pega! A oposição ao governo se intensifica com guerrilhas na cidade e no campo. “O império conta ataca” O regime endurece com prisões, torturas e censura.
1985 - Fim dos governos militares e início da Nova República, acaba a miliquise no país.
1986 - Plano Cruzado I e II, a ideia era conter a inflação e estabilizar a economia, levou um tempo grande para isso acontecer.
1988. Nosso ultima e atual constituição, uma das mais completas e ricas do mundo – pena que ninguém cumpre o que lá está escrito.
1994. Plano Real e a estabilização da economia (depois de muitas tentativas e roubalheiras a inflação deu uma trégua).
2002 – Luís Inácio Lula da Silva (do PT) se torna presidente da República – era a esperança de todo mundo, mas só fez merda.
2016 – começou a maior bagunça política, ética, moral, jurídica deste país.

1952, 1962, 1970, 1994 e 2002 Os anos que o Brasil ganhou a copa (decore esses anos, pois a maioria das pessoas prefere conversar sobre futebol e “craques” da seleção do que analisar e refletir sobre sua história e seu passado).

Fazer o que meu amigo? Consciência crítica é para poucos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário