Capítulo
XXXII Conselhos para seu trabalho
Estes são
conselhos para principalmente quem trabalha ou quer trabalhar em uma
instituição gerida pela política como: prefeituras, hospitais, universidades,
cooperativas, empresas familiares, órgãos públicos etc. Mas também para
empresas privadas em empreendimentos próprios, enfim para quase todos os que
querem ser empregados.
1. Jamais
diga que não concorda ou não gosta de algo ou alguém no seu trabalho.
Se a situação for muito ruim com
esta pessoa, apenas diga “penso que isso
seja inadequado para este momento”. Isso não vai magoar ninguém e você não
deixou de manifestar sua opinião.
2. Não
espere ser mandado – faça.
Aprendi uma vez com um velho
enfermeiro do hospital militar de Santa Maria que o segredo de estar sempre
tranquilo com a chefia é: “pensar antes do chefe e providencie o que o chefe
irá precisar”, ou seja: - “prever os problemas e prover as soluções”.
Este enfermeiro quando de plantão
agia da seguinte forma: antes de chamar o oficial médico responsável pelo
atendimento preparava o paciente e todo o material que o médico iria precisar,
por exemplo: - para uma sutura, primeiro limpe e prepare o paciente, depois
providencie tudo que for necessário, deixando a sua disposição, depois informe
o médico que o paciente o aguarda.
3. Use
sempre de política e a diplomacia em todas as situações e reuniões.
A cada quatro ou dois anos dependendo
da eleição na sua instituição, você pode mudar de chefia e a pessoa que você não
gosta ou critica hoje, podem vir a ser seu chefe amanhã. Então tenha cuidado.
4. Não
prometa nada a ninguém.
Diga apenas verei o que posso
fazer, não de comprometa com favores a ninguém e não dê esperanças de que ira
resolver tudo. Depois analise bem a solicitação desta pessoa de forma mais
política do que técnica, só então faça o que for possível de ser feito e de um
retorno (isso se o solicitante te cobrar, pois na maioria das vezes é só bobagem
mesmo).
5. Devolva
com profissionalismo as solicitações e provocações dos chefes.
Use e abuse das ferramentas de
trabalho administrativas (tabelas de valores da concorrência, cronogramas de
implantação, analise de viabilidade, analise de risco, ponto de equilíbrio,
geo-marketing, analise de mercado etc.) os incompetentes detestam informações
técnicas e o discurso sobre seu trabalho vira filosófico e acabam te ignorando
e te deixando em paz.
6. Lembre-se
o sucesso gera inveja.
Isso é fato, então não comemore
com todos e não se vanglorie muito das suas façanhas, pois poderá ser vitima de
calunias e maldades dos incompetentes, mas não deixe de fazer seu marketing
pessoal discreto com a chefia, sem esquecer que sua estrela não deve brilhar
mais que a do chefe.
7. Planeje
seus gastos pessoais.
Vida pessoal e vida profissional
andam juntas, então não comprometa uma pela outra. Jamais compre ou gaste além
de suas possibilidades, tenha conhecimentos da educação financeira, quando se é
empregado tem-se que ter muito cuidado com financiamentos e empréstimos isso é
para os estabilizados e competentes em economizar e mais, seus colegas, saberão
tudo o que tem e tudo que você faz.
8. Escreva e
registre tudo no seu trabalho.
E de preferência pegue
assinaturas observando os erros de ortografia nos documentos e relatórios, pois
na burocracia academia do trabalho num relatório vale mais os seus erros de
ortografia e gramática do que o relatório em si, e as pessoas mudam de discurso
ao sabor do vento além de serem muito esquecidas, então escreva e tenha registros
e protocolos.
9. Nunca
minta e nem faça fofocas.
Não dê corda a conversas de
corredor e intrigas de funcionários mexeriqueiros isso só vai “queimar o teu
filme com os demais colegas” e depois de você perder a confiança da chefia – ai
já era, então não passe conversas a diante.
10. Sempre
que puder, de uma bajulada nos chefes e nos colegas.
Não esqueça que o sistema de
gestão vigente é na maioria das vezes o sistema político, e se você como eu não
gosta de agradar e puxar o saco dos outros então atualize mensalmente seu
currículo. Caso goste do seu emprego saiba “puxar o saco” com elegância e
discretamente.
11. Organize
e pesquise suas ideias antes de apresenta-las.
Um provérbio árabe já dizia uma
palavra vale uma moeda de prata o silêncio vale uma moeda de ouro. Resumindo só
abra a boca em uma reunião se você tem certeza do que esta falando. Às vezes é
melhor ficar quieto e deixar as pessoas na duvida se você é um gênio ou um idiota,
do que abrir a boca e acabar com o duvida.
12. Nunca
fale ou faça comentários sobre o seu chefe.
Tudo será distorcido potencializado
e usado contra você. E não se iluda você jamais vai conseguir se explicar, (um segredo
é quando mínguem te conta), e saiba seu chefe pode ser uma ponte ou uma
barreira para você, então por pior que ele seja é seu chefe, pronto.
13. Invista
na sua carreira
Reserve sempre no mínimo 10% da
sua renda para reinvestir na sua carreira com: cursos, treinamento,
aprimoramentos, seminários, fóruns, visitas técnicas, pós-graduações, etc.
Não seja tonto ao ponto de pensar
em parar de estudar.
Observação emprego é diferente de
profissão que é diferente de carreira, já vimos isso no primeiro capítulo.
14. Crie uma
boa rede de relacionamentos
Rede de contatos, amigos,
colegas, conhecidos, colaboradores, clientes, fornecedores, parceiros, irmãos,
mestres, familiares todos são úteis na vida profissional principalmente quando
você fica desempregado.
15. Nunca se
lamente
Não chore miséria, não reclame ou
pragueje - existem excelentes oportunidades para bons profissionais no mercado.
Se você for bom não precisa viver a vida reclamando do emprego, hora mínguem
gosta de alguém que vive só reclamando.
Em vez de reclamar, procure algo
melhor e peça pra sair, é mais digno.
16. Comunique-se
bem
Tenha uma linguagem culta, mais
refinada, não fique falando por metáforas, dando a entender, sussurrando, que
isso ou aquilo, ou dizendo frases pela metade. Seja claro, objetivo, focado e
direto, mas com elegância e simpatia.
17. Aumente
sempre sua popularidade
Popularidade tem a ver com
simpatia, que tem a ver com escolhas, que tem a ver com democracia, que tem a
ver com votação e aceitação, que tem a ver com cargos políticos, que são os
melhores dentro da maioria das empresas.
Presidentes, diretores,
conselheiros, reitores, prefeitos, gerentes etc. chegaram onde estão como? –
popularidade e política meu amigo tanto na indicação com na escolha do
currículo.
18. Seja quem
você quer ser
A pergunta que as pessoas
deveriam fazer a uma criança deveria ser: como quem você quer ser? E não o que
você quer ser. Então tenha um ideal profissional, um exemplo pessoal a ser
seguido, mire-se no exemplo de alguém e busque ser como este alguém é agora.
Como?
Se vista como ela, comporte-se
como ela, fale como ela, trabalhe como ela. Sem perder sua personalidade é
claro, mas não há nada de errado em ter em quem se inspirar.
Não há nada de errado em seguir
um mestre. (o problema é que hoje a maioria das pessoas são muito vaidosas e
arrogantes demais para terem um mestre a seguir).
19. Controle seu
nervos aprenda a ser fio e calmo.
Seja forte, pois é do fogo mais
forte que é forjado o aço bom. (ditado cimério). Tristeza é triste e
fraqueza é para os fracos.
E mais, quem tem uma missão, uma
visão, objetivos e metas na vida, não se deprime e não se deixa abater
facilmente, fracos e abalados não são bem vistos no mundo do trabalho, isso é
preconceito, discriminação e realidade.
20. Valorize
a criatividade
Pelo menos uma vez por trimestre
inove e melhore alguma coisa no seu local de trabalho, o layout, o arquivo, as
ferramentas de trabalho, a rotina alguma situação. Apresente propostas de
melhoramento e projetos, ou simplesmente mude e melhores sua aparência, seu
vocabulário ou sua forma de trabalho.
21. Use bem o
tempo.
Aprenda a trabalhar pra você e
não só para empresa. Busque ser produtivo, mas, não faça prostituição
profissional.
“O cavalo selvagem foi domado
porque se deixou montar”
(saiba dizer não quando for
preciso)
22. Diferencie-se
da média.
Não busque a média isso é para os
medianos e medíocres busque o além, se o prazo é de dez dias busque fazer em 7,
se a nota é 7 busque no mínimo um 9.
Se você não se esforçar além dos
outros como será melhor que os outros? A pirâmide do mundo do trabalho vai
filtrando os melhores e direcionando-os para cima. Quer ser mais? Faça mais, estude
mais, pesquise mais, vá mais longe, trabalhe mais.
23. Você pode analisar tudo sem
interferir, mais jamais interfira sem analisar.
Lembre-se que peixe morre pela
boca, quem mais toma cartão no futebol não é quem bate, e quem reclama.
24. Descontraia
sempre que possível e relaxe.
Sem ser o palhaço da turma.
Observação: “os bons sempre vão embora” regra de mercado
Ficar no mesmo cargo ou mesma
função a mais de 5 anos é o mesmo que pintar um alvo na bunda e pedir para
tomar um chute para fora da empresa. Então você cresce e se desenvolve ou vai
ser substituído por gente mais nova, mais barata e mais atualizada que você.
Nenhum comentário:
Postar um comentário