Capítulo XXIV ARMADILHAS MERCADOLÓGICAS QUE VOCÊ
DEVE CONHECER
Apesar de vivermos nem país que nos leva para o pensamento socialista, nós brasileiros
somos capitalistas, consumistas e às vezes até compulsivos para compras, então
é bom entender que existem varia oportunidades de gastar seu suado dinheiro ao
longo do ano. Por isso esteja atendo para não ser um pobre idiota que gasta seu
dinheiro para atender aos apelos mercadológicos constantes e completamente sem
noção dos agentes de marketing e publicidade que usam o apelo cultural e
religioso para te explorar e pegar o seu dinheiro.
Não deixe de viver a vida, mas não se torne um escravo do consumo desenfreado.
1.
Reveion (roupas brancas, cuecas e calcinhas novas e coloridas, foguetes,
espumantes, ceias, festas, luais, frutas, pratos exóticos como leitão assado
com lentilha, fora as oferendas, crendices e simpatias toscas, etc.); Hora, agradeça
pelo ano que passou e festeje o próximo ano, mas a melhor forma de começar o
ano novo é com dinheiro na carteira.
2.
Veraneios nas praias e
viagens de férias (gasolina, pedágio, hospedagens,
locações, segurança patrimonial, comidas e bebidas geladas, quiosques,
pescarias, revisão no carro, multas, tempo perdido no transito, perigos nas
estradas etc.). Não sei não, às vezes é bom pensar bem. Apesar de que praia é
praia.
3.
Carnaval (cerveja, fantasias, cerveja, bailes, cerveja, clubes, cerveja,
viagens, cerveja, abadás, cerveja, Engove, cerveja, camisinha, cerveja, pensão
alimentícia, etc. ou então excursões e retiros espirituais caríssimos).
Carnaval era um evento
religioso judaico onde a intenção era bem diferente, mas usaram a religião e a
cultura tosca do povo par inverter tudo.
4.
Volta ás aulas (matrículas atrasadas, uniformes e materiais
escolares novo, muito além do necessário e bem mais caro).
5.
Páscoa (coelhinhos, ovos e parreiras nos supermercados,
chocolates, chocolates, chocolates, chocolates e visitas no dentista depois de
um tempo por que apareceram novas caries nas crianças e você pra variar acabou
deixando sua dieta de lado). Páscoa é outra festa do marketing.
6.
Bodas de ouro ou prata. (presentinho de no mínimo R$ 100,00 - fora a roupa
nova e o deslocamento).
Já tem
gente comemorando bodas de 20, 30,40 anos.
7.
Feriado de Tiradentes (“vai bobão” aproveita pra viajar e se estressar
com o transito e “dele grana” para gasolina). E ainda tem mais os feriados de Proclamação
da República, Dia do
Trabalho, Corpus
Christi entre outros.
8.
Dia das mães (experimenta não comprar nada pra ver se não vão te chamar
de ingrato – é o poder da mídia manipuladora do inconsciente coletivo). Tem gente
que só lembra-se da sua mãe só uma vez por ano.
9.
Mês das noivas – casamentos e noivados (de novo - presentinho de no
mínimo R$ 100,00 - fora a roupa nova e o deslocamento e você não tiver que
pagar toda a produção na esposa).
10. Festas
juninas (roupinha para as crianças, festinhas na escola, festas típicas e
quermesses...). Alias esta foi à contribuição da igreja católica para o
capitalismo (introduzir o mercantilismo nos latinos americanos e africanos através
das festas religiosas).
11. Dia dos
namorados (mais R$100 no presente... mas se der pra aproveitar bem o motel
ainda tudo bem).
12. Olimpíadas
ou copa do mundo (promoção de TVs novas e bem mais modernas é só o mínimo
que você vai ver, pois se o evento for no nosso país esta aberta à temporada do
superfaturamento das empreiteiras).
13. Dias dos
pais (idem ao dia das mães).
14. 15 anos
– bailes de debutantes (é mais para satisfazer o ego dos pais) e tem uns pais que
mesmo sem dinheiro ainda fazem esta festa pra se iludir e pior pra iludir a
coitada da filha de que o mundo é lindo e ela é uma princesa, aqui vai uma sugestão:
- debutantes troquem sua festa por uma passagem pra Disney, Londres, ou curso completo
de inglês.
15. Dia da
mulher – como se a mulher fosse um objeto divino dado de presente aos
homens na terra por alguma divindade e não um ser humano normal como o homem,
cadê a igualdade sexual nestas horas. Eu penso ser no mínimo hilário comemorar
“a mulher”.
16. Sete de
setembro alguns vão ter mais um gasto com roupas e uniformes para desfile e
também é mais uma oportunidade de botar o pé na estrada e gastar gasolina, pois
apenas 5% da população sabe realmente o que foi esta data e que data é essa.
17. Aniversários
– Os de crianças são ótimos pra gastar dinheiro, alguns chegam à casa das
dezenas de milhar de reais (mas é mais para a soberba dos pais do que para a
própria criança).
Observação: - tem alguns
aniversários de senhoras e senhores que são de cunho social estes são bem
legais, são aqueles em que o convidado ao invés de comprar um presente ao aniversariante
contribui de alguma forma para uma instituição carente.
Exemplo: um fardo de
caixas de leite integral para doar para um orfanato.
18. 20 de
setembro como se o gaúcho fosse um objeto divino dado de presente aos
homens na terra e não um ser humano normal e se é pra gastar dinheiro está é
uma das melhores oportunidades, você sabe quanto custa uma pincha completa
(fantasia de gaúcho) e uma noitada com jantar e baile no CTG?
É uma situação ridícula –
em 1835 uns coronéis traíram o império recém-criado do Brasil e envolveram e
mataram quase 70% da população do estado do RS em uma guerra por causa de um
imposto de 20%. Hoje nós pagamos mais de 43% em impostos e quase todos os
gaúchos saem pra rua esparramar bosta de cavalo das ruas e fazer fiascos nos bailes
lembrando as façanhas dos seus antepassados.
Sugestão se é pra honrar
a memória dos farroupilhas então vamos fazer uma nova revolução e pelo menos baixar
um pouco esta quantidade de imposto.
19. Halloween
– como se não bastasse os nossos eventos sem noção já estamos importando
alguns; Neste evento já está sendo inserido nas festas das escolas das
crianças, bailes de fantasia, gincanas, boates, cursos de inglês, etc. É
complicado não participar, pois me diga, se você é pai e seu filho tem que ir à
escola com estas roupinhas, você faz o que? Briga com toda a sociedade e com a
família na hora do almoço ou se submete ao consumismo do sistema mercadológico consumista.
20. Dia da
criança – “criança”, ou melhor, cliente á investir, pois tudo que é
interessante ao consumo deve ser ofertado de forma direta ou indireta as
crianças para incentivar a cultura do consumo (grifes, por exemplo), em outras
palavras as crianças são o meio de injetar a cultura consumista na sociedade,
pois elas serão a nova geração de consumo, e observe o detalhe, o resguardo da
religião na ideia de uma festa a Nossa senhora aparecida.
21. Formaturas
- hoje em dia tem até formatura de cachorro, sem falar em formatura
pré-escolar, ensino médio, curso profissionalizante, técnicos etc. não que não
se deva comemorar uma graduação, mas investir em togas, becas, filmagens,
books, sonoplastia, shows pirotécnicos, homenagens circenses já é demais.
Tem gente que gasta mais
na formatura do que no curso.
22. Despedidas e
amigo secreto – quem quer passar vergonha na frente dos outros na firma?
Então “borá lá” comprar uma boa lembrancinha.
23. Natal –
este é o pior de todos. As convenções sociais sobre deste evento mercadológico
são esmagadoras, tanto que tem um capítulo só pra ele. Mas eu admiro pra
caramba o marketing da Coca-Cola.
Além destes eventos e feriados
lucrativos do comercio demos os feriados estaduais, municipais, festa do santo padroeiro,
Dio do professor do fulano e do beltrano. E ainda, estão surgindo outros que em
breve estarão na cultura popular brasileira como:
Dia do homem, dia da vovó,
dia do sexo, entre outros, ou quem sabe “o dia do botão da cueca ou dia do
vampiro ninja amarelo do espaço”.
Todos estes eventos são
de origens nobre, amorosa e ou religiosa, mas se transformaram em simples dadas
de consumo, o que é muito bom para quem trabalha no comércio, com vendas no
atacado e no varejo. Mas você já fez a conta de quando você gasta com isso tudo
durante o ano, quem está bem alienado ao consumo é até capaz de dizer que isso
é a vida e que dinheiro foi feito pra gastar; “Pobres almas mundanas, muitas
são levadas a acreditar que serão pessoas antissociais se não entrarem na
onda”.
Por mim tudo bem, sou
especialista em marketing e tenho que ganhar a vida.
Apesar de vivermos nem país que nos leva para o pensamento socialista, nós brasileiros somos capitalistas, consumistas e às vezes até compulsivos para compras, então é bom entender que existem varia oportunidades de gastar seu suado dinheiro ao longo do ano. Por isso esteja atendo para não ser um pobre idiota que gasta seu dinheiro para atender aos apelos mercadológicos constantes e completamente sem noção dos agentes de marketing e publicidade que usam o apelo cultural e religioso para te explorar e pegar o seu dinheiro.
Não deixe de viver a vida, mas não se torne um escravo do consumo desenfreado.
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