Capítulo X - PALAVRAS QUE VOCÊ DEVE SABER DIZER COM SABEDORIA.
1.
Não, (ás vezes é mais difícil do que você pensa, mas extremamente
importante para sua vida profissional). Se você não aprender a falar esta
simples palavra, você irá em pouco tempo conhecer os outros sentidos das
palavras, “escravo”, “saco de pancadas”, “palhaço” e “prostituição profissional”.
2.
Obrigado, muito obrigado e muitíssimo obrigado.
Saiba agradecer na medida certa. Um elogio ou uns parabéns devem ser sempre
agradecidos conforme a motivação dispensada, exemplo:
Bom
trabalho – Obrigado.
Muito
bom trabalho – Muito obrigado.
Excelente
trabalho – Muitíssimo obrigado.
3.
Por favor, (fale sempre isso, inclusive a seus filhos,
funcionários e colaboradores), não interessa se você é o presidente absoluto,
vitalício e perpetuo da maior multinacional do planeta, pratique com esta
expressão a humildade e a nobreza de caráter.
4.
Use o “Nós” no lugar de “eu” quando estiver se tratando de
trabalho (você sempre depende de alguém para fazer alguma parte do processo)
portando, sempre diga: “Nós fizemos tal coisa...” isso valoriza sua equipe e
divide responsabilidades em caso de erro ou acidente.
5.
Preciso de ajuda (só diga isso pra quem pode realmente te
ajudar, do contrario é só demonstração gratuita de fraqueza) principalmente se
for sobre um problema pessoal, ai é muito bom avaliar a pessoa antes de pedir
ajuda. Claro que isso é para assuntos sérios e não emergenciais.
6.
Desculpe-me – essa palavra deve ser sempre acompanhada de “Isso
não vai acontecer de novo” eu prometo. Isso torna o desculpe-me mais real e
verdadeiro.
7.
Te amo – use pouco e com sabedoria estas palavras pois o
excesso vai desgasta-las e perderá o valor na sua boca se você disser a toda
hora. Há muitas pessoas que chamam todos os outros de queridos ou amados, chega
a soar falso ou estranho, é um “ti amo” pra todo mundo e em público, ao contrário
do que se vê muito hoje em dia, fale estas palavras a pessoas de sua família,
ou a dois, na presença de poucos e em momentos especiais.
A
exceção é em jantares de noivado ou pedidos de casamento.
(homens
sérios e de respeito são e serão sempre assim!).
8.
Ajuda-te que eu te ajudarei (frase creditada a um cara
legal chamado Deus) pode repetir estas palavras quando tiver oportunidade,
principalmente para aqueles vagabundos de plantão que estão sempre batendo em
sua porta.
9.
Parabéns você fez um bom trabalho (elogie, e elogie na medida do
merecimento de cada um) isso vale para os amigos e os inimigos, para a esposa e
os filhos, para seus colaboradores e para seus concorrentes e adversários.
10.
Eu sei que posso, deixe isso comigo. Pense bem antes de
dizer esta frase porque ao mesmo tempo em que ela abra portas ela também te
coloca nas costas uma grande responsabilidade, por isso seja estratégico com
estas palavras.
11.
Eu tenho um currículo aqui comigo. (ou cartão pessoal)
ajuda muito a melhorar de vida e emprego, e concretiza as oportunidades que a
vida vai lhe dar.
12.
Eu não vou fazer nada que você não queira... Se a frase der
certo, uma hora depois você vai tomar um relaxante banho a dois e o mais
importante, sem peso na consciência.
13.
Pode contar comigo, fale isso pra grandes amigos e novos
clientes, esta frase perde a validade se você estiver bebendo.
14.
Eu prometo. Isto
é um juramento sério, então uma vez dito isso você coloca toda sua moral e
caráter em jogo, mas é uma forma de mostrar seu brio e seu caráter.
Por
fim lembre-se, uma palavra vale uma moeda de prata, o silêncio vale uma moeda
de ouro (ditado Romano), pois há ocasiões em que o silêncio de uma pessoa
torna-se mais sábio do que qualquer palavra que poderia ser pronunciada.
Observações
importantes sobre como ter uma boa conversa com alguém.
Primeiro saiba a diferença entre informação e comunicação:
1 - Informação – é quando o
emissor envia uma mensagem (são dados com a intenção de divulgar uma informação
e eliminar uma séria de incertezas para o Receptor).
2
- Comunicação – é quando o emissor envia a mensagem para o receptor, no entanto
esta mensagem deve ser entendida, decodificada e retornada ao emissor através
de um retorno que na vida profissional chamamos de FEEDBACK (compreensão da
mensagem que foi transmitida de forma clara).
Então:
1. Nunca é demais perguntar:
“entendeu?” Ou “existe alguma dúvida no que eu falei?”.
2. Anotar os pontos importantes da
conversa é fundamental, quando você esta ouvindo.
3. Observar as reações e gestos das
pessoas ao longo da conversa.
Tenha
muito cuidado com as mensagens escritas que precisam de cuidados redobrados.
Ter
empatia na comunicação, ou seja, o que pode parecer simples para o emissor da
conversa pode ser muito complicado para o receptor.
Efeitos
da comunicação verbal (preste atenção a isso, o percentual de importância).
Palavra
= 7%, Tom de Voz = 38% e Postura corporal = 55% (gesto e olhar).
Enfim
- tenha jeito para conversar com as pessoas e estude um pouco sobre linguagem
corporal.
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