"Mas qual é (!) a desse blog afinal ?"

Este blog é dedicado aos meus filhos, meus discípulos e alunos e tem a pretensão de servir como um lugar para guardar os ensinamentos, sugestões e conhecimentos aprendidos ao longo de minha vida para que estes fiquem disponíveis a todos os que deles quiserem e tiverem a humildade de aprender.

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Capítulo XV - Símbolos e Significados interessantes de conhecer.


Capítulo XV - SÍMBOLOS E SIGNIFICADOS INTERESSANTES DE CONHECER.

Pelo pouco que sei a palavra "símbolo" é derivada do grego antigo symballein, o não nós interessa muito. Mas um símbolo não representa somente algo, mas também sugere "algo" mosta algo ou indica algo que não esta claro, serve para identificação religiosa, social, institucional, filosófica, política, etc.
E isso se da de forma latente ou discreta, consciente ou inconscientemente, o símbolo carrega o sentido de unir as coisas ou as pessoas para criar algo maior do que a soma das partes, como nuanças de significado que resultam em uma ideia complexa.
Neste capitulo não quero fazer apologia a nada, pois esta relação de símbolos descritos abaixo tem por objetivo apenas demonstrar o significado de cada um para a cultura ou grupo que os adotou onde muitos destes símbolos são utilizados para práticas ritualísticas, servindo como bandeiro ou identificação.



Águia: Um símbolo sem ambiguidade e universal para força, velocidade e percepção. A águia está amplamente associada ao poder e à liderança e foi adotada de várias formas por civilizações ambiciosas e expansionistas como um símbolo de identidade nacional e soberania. A águia foi símbolo do Império Romano, da Alemanha nazista e é o símbolo dos Estados Unidos da América.

Anarquia: é o estado de um povo em que o poder público, ou de governo, tenha desaparecido. É a negação do princípio de autoridade, trazendo confusão e desordem. Seu símbolo foi usado inicialmente por grupos punk.

Âncora: é considerada um símbolo de firmeza, força, tranquilidade, esperança e fidelidade. Dessa maneira, ela representa a parte estável do nosso ser, ou seja, aquela que, em meio as tempestades, é capaz de manter a estabilidade dos barcos. Pausa ou parada.

Ankh ou Cruz com laço: Cruz egípcia Cruz Ansata símbolo egípcio, representa a vida, o conhecimento cósmico e o intercurso sexual. Imortalidade ou a chave dos portões que separam a vida e a morte.

Aranha: É o símbolo da criatividade e das artes em geral. A teia da vida, manifestação da magia de tecer nossos sonhos.

Arco-íris; Segundo a tradição judaico-cristã, o arco-íris é o sinal do pacto entre Deus e a humanidade, Em algumas tradições folclóricas, como as sérvias, albanesas, húngaras e francesas, o arco-íris está associado à mudança de sexo, por este motivo é o símbolo do movimento gay.

Beija-flor: também conhecido como colibri, é o mensageiro dos deuses e simboliza o renascimento, a delicadeza e a cura. Além de ter propriedades mágicas, símbolo de alegria e energia.

Borboleta: é considerada o símbolo da transformação. Simboliza felicidade, beleza, inconstância, efemeridade da natureza e da renovação. Sair do armário, se libertar para a vida.

Bússola: está diretamente associada à representação da Rosa dos ventos, simboliza sorte, orientação e proteção. Tem como finalidade orientar a travessia ou navegação por um caminho seguro até a direção desejada. A agulha indica o caminho a seguir

Caduceu: é um símbolo astrológico, que remonta há mais de 2600 A.C. É uma marca do deus grego Hermes - Mercúrio para os romanos - o qual é o deus do lucro, dos negócios e das vendas e do comércio.

Carpa: também conhecida como koi, karpa koi ou koi fish, simboliza a boa sorte, a longevidade, a coragem, a resistência, a perseverança, a virilidade, a fecundidade, a intelectualidade, a sabedoria.

Caveira: O crânio humano simboliza, de forma geral, o caráter transitório e perecível da existência. É o que resta do ser humano após a destruição do corpo, adquirindo assim o sentido de "receptáculo da vida". "recipiente da transmutação". Ou simplesmente a morte.

Círculo com um ponto no centro Símbolo do movimento de Nova Era para representar o endeusamento do homem, sendo que o ponto no centro simboliza a energia, que emana para todo o ser. Na astrologia é o símbolo do sol.

Circulo: O movimento cíclico do Universo e das energias. Representa toda forma de força cíclica, seja corpórea ou universal ininterrupta. A aliança de casamento por exemplo.

Compasso e esquadro: Na Maçonaria o compasso por ser um instrumento que traça círculos, abrindo e fechando, delimitando espaços, representa o senso da medida das coisas. Significa a justiça. O esquadro simboliza o equilíbrio e a harmonia. A letra "G" significa é a representação do Grande Geômetra, outra designação de Deus.

Coração: é um símbolo do amor em muitas culturas. Pode simbolizar a amizade entre duas pessoas. Ou o amor a alguma coisa.

Coringa: é originado do termo kuringa, que significa "matar”. Tal como o palhaço, é considerado o símbolo dos paradoxos, do tudo ou nada, da alegria ou da tristeza, da sabedoria ou da ignorância, dos opostos complementares. Tatuagens de assassinos

Coroa: é o símbolo mais importante da realeza. Entre outros, denota poder, autoridade, liderança, legitimidade, imortalidade e humildade. Símbolo maçônico e sua forma circular denota perfeição

Coruja: simboliza a sabedoria, a inteligência, o mistério, o misticismo e o conhecimento. Por outro lado, pode simbolizar mau augúrio, azar, escuridão espiritual, morte, trevas e bruxaria. A mensageira da morte

Cruz Celta: - coragem e heroísmo, ajuda a superar obstáculos e a conquistar vitórias graças aos próprios esforços. A divindade relacionada a esse talismã é Lug, o Senhor da Criação na mitologia celta.

Cruz de malta: Também conhecida como cruz de São João, tem oito pontas, como símbolo místico significa as forças centrípetas do espírito, emblema da Ordem dos Cavaleiros de São João da Ilha de Malta. Usada nas condecorações militares.

Cruz de Nero: princípio a derrota do Cristianismo. Na Idade Média, passou a ser vinculada com Satanás. Nos anos 50 foi adotada como símbolo da paz, sendo usada com esta finalidade pelos movimentos hippies na década de 60. Hoje é usada por grupos de rock, heavy metal e black metal.

Cruz de Tau, é uma cruz sem cabeça em forma de T. simboliza o direcionamento da mente para o bem através da luz, da verdade, da palavra, do poder, e da força. Simboliza também o tempo e a eternidade.

Cruz: é um dos símbolos mais antigos do Cristianismo. Humanidade (representada pela haste horizontal) com Deus (representado pela ponta superior da cruz) e o mundo material (representado pela ponta inferior, que toca ao chão).

Delta luminoso: Símbolo importante dentro da Maçonaria. Significa a presença ante Deus e sua onisciência, sua vigilância divina que registra cada ato que o ser humano pratica.

Escorpião: simboliza transições, a morte e o ato de morrer, luxúria, dominação, traição e proteção. O simbolismo está carregado de significados sombrios e de valores que evocam tormentos e dramas, envolvendo as sombras, as trevas interiores, os abismos do absurdo, e os infernos profundos, a natureza perversa do homem.

Estrela e crescente: O crescente no Islamismo representa a autoridade divina e o crescimento devido à associação com a lua crescente. Também representa a expansão do mundo islâmico.

Fadas: representam os poderes do espírito e as capacidades mágicas da imaginação. As fadas são seres folclóricos capazes de realizar desejos. A palavra fada vem do latim Fata, que significa fado ou destino.

Fênix: Ave lendária, para os egípcios, era considerada o pássaro da ressurreição, símbolo de vida e da renovação, uma vez que essa criatura mítica renasce de suas cinzas. Dessa maneira, ela está associada ao ciclo do sol, representando o símbolo das revoluções solares e, por isso, é uma referência à cidade do sol.

Flor de lótus: simboliza pureza, perfeição, sabedoria, paz, sol, prosperidade, energia, fertilidade, nascimento, renascimento, sexualidade e sensualidade, órgão genital feminino.

Flor-de-lis: Associada à realeza francesa, a flor-de-lis tem três pétalas, representando a Santa Trindade e a tripla majestade de Deus, criação e realeza. Símbolo da França. É o símbolo do movimento escoteiro, as três pétalas representando os três pilares da promessa escoteira e é o apontar para o Norte em mapas e nas bússolas.

Foice e martelo: O martelo representa a produção, enquanto que a foice a agricultura. A foice e o martelo eram o emblema da antiga União Soviética e simbolizava uma produção frutífera, a união dos trabalhadores urbanos e rurais. comunismo

Golfinho: simboliza a água, o amor, a salvação, a proteção, a pureza, o sagrado, a harmonia, a liberdade, a transformação, a sabedoria, o mar, a alegria, a prudência, a ingenuidade, meiguice e a adivinhação.

Homem: é representado pelo símbolo de Marte. Simboliza a força bruta, a agressividade, a violência, o sangue. Marte é o deus da guerra sangrenta para os romanos, enquanto para os gregos o deus da guerra é Ares.

Icthus: O peixe é um dos primeiros símbolos cristãos e marcava lápides nas catacumbas romanas, onde cristãos perseguidos se encontravam em segredo para seguir sua fé. É baseado nas primeiras letras gregas de Jesus Cristo de Deus Filho Salvador.

Infinito: Representa o infinito, eternidade e potencial divino. Não tem começo e nem fin.

Kanjis: Os Símbolos Japoneses refletem a cultura desse povo que tem tradições milenares. Kanjis, que são caracteres utilizados no sistema de escrita japonesa.

Lábaro: é um dos primeiros símbolos do Cristianismo. Letras gregas do nome de Cristo, X (chi) e P (rho). A história conta que o imperador Romano Constantino I teve uma visão da cruz de Chi-Rho prometendo vitória a seu exército, depois que ele se converteu ao Cristianismo.

Laço: surge como uma união forte e duradoura. Expressa a amizade verdadeira. Ou algo que quer ser relevado inaugurado.

Leão: é considerado o "Rei da Selva" e guardião do submundo. Simboliza o poder, a sabedoria, o orgulho, a juventude, a ressurreição, a segurança, a proteção, a justiça, o rei. No BR o imposto de renda

Libélula ou lavandeira: é símbolo de elegância e leveza. No Japão, onde ela simboliza coragem, o inseto é o símbolo imperial do país também chamado de “Ilha da Libélula”.

Lua Crescente: símbolo da energia feminina, da fertilidade, do crescimento abundante e dos poderes secretos da Natureza. Utilizado nos Sabbats e nos rituais de cura das mulheres.

Mão de Fátima: Filha de Muhammad e sua esposa Aisha, a tradição muçulmana xiita lhe confere atributos como os que são atribuídos pelo catolicismo à Virgem Maria, referindo-se a ela como “Soberana das Mulheres de Todos os Mundos", a "Virgem" e a "Pura e Sagrada". Os cinco dedos da mão simbolizam os cinco pilares do Islamismo.

Menorá ou Menorah: é um dos principais símbolos do Judaísmo. Encontrada em templos e em sinagogas, candelabro de 7 pontas que significa a luz da Tora, a qual nunca deixa de iluminar.

Mulher: é representada pelo símbolo de Vênus. Simboliza o nascimento e a fertilidade, o amor e o desejo sexual. Vênus é a deusa do amor e da beleza para os romanos, enquanto para os gregos a deusa do amor é Afrodite. (luxo, moda, enfeites etc.).

Naipes - Copas, Espadas, Paus e Ouros. Na Espanha, os naipes eram uma representação da sociedade. Sendo respectivamente referência ao clero (igreja), aos militares (guarda), ao povo (plebe) e à nobreza. Também os quadro elementos, as estações do ano.

Olho de Hórus: símbolo egípcio. Representa o olho divino do deus Hórus, as energias solar e lunar, proteção espiritual e o poder clarividente.

OM: Símbolo maior do hinduísmo é conhecido como a mãe de todos os mantras e orações. Representação dos deuses que formam a tríade do hinduísmo: Brahma, Vishnu e Shiva. É a soma de todos os sons do universo. É representado pelo 3HO.

Ômega: simboliza o fim, pois é o nome da última letra do alfabeto grego. O ponto ômega tem o sentido de evolução espiritual, a qual leva os humanos a uma aproximação com o divino. Ultima fase ou tarefa

Palhaço: representa o reverso da postura da realeza. A soberania do rei ou governo é a ausência de autoridade do palhaço; a vitória para o rei é a derrota para o palhaço; Tatuagens de palhaço estão associadas à malandragem a matadores de policiais.

Pena: simboliza a escritura, a sorte, a proteção, a fecundidade, a clarividência, a fantasia, a lua, a justiça, o poder, o pensamento. Em muitas culturas, a pena simboliza a boa sorte, a proteção, a força do pensamento. Símbolo do escritor

Pentagrama pagão: Representa os quatro antigos e místicos elementos: fogo, água, ar e terra, superados pelo espírito. Na Wicca o símbolo com a ponta para cima a fim de simbolizar as aspirações espirituais.

Pentalfa: Desenho mágico formado pela interseção de cinco letras A. símbolo sagrado de “ioni”, da energia mágica, da proteção, do infinito, da perfeição e da renovação constante.

Pi: é a 16.ª letra do alfabeto grego que é utilizada na Matemática. Ele representa tudo aquilo que não pode ser concretizado. Isso porque, embora seu valor seja frequentemente estudado como sendo 3,14, na verdade, ele não é exato, pois é infinito.

Polvo: simboliza inteligência, flexibilidade e criatividade, Por outro lado, é também símbolo de mistério e do sobrenatural pelo fato de ter a capacidade de mudar de cor. Símbolo da inconstância. Representam seres monstruosos, como se fossem criaturas vindas do inferno.

Raio: possui duas simbologias distintas, uma relacionada ao fenômeno da natureza, como o relâmpago; e a outra como uma irradiação luminosa, simbolizando algo que emana luz a partir do centro, de um deus, ou de um santo em direção a outros seres. Inspira sempre uma influência fecundante, de ordem material ou espiritual. Símbolo de Zeus e da eletricidade

Salamandra: simboliza a justiça e a paz interior, e de acordo com a psicanálise junguiana, representa a renovação e a superação de desafios e obstáculos pessoais. A salamandra simboliza paz, proteção e confiança em Deus, mesmo em momentos de provações.

Schutzstaffel: (Tropa de Proteção), abreviada como SS, foi uma organização paramilitar ligada ao partido nazista e a Adolf Hitler. Seu lema era Minha honra chama-se lealdade. agregou quase um milhão de homens e conseguiu exercer grande influência política no Terceiro Reich. A SS foi responsável por muitos dos crimes contra a humanidade na Segunda Guerra Mundial, era um grupo de elite com homens selecionados e disciplinados.

Selo de Salomão ou Hexagrama: dois triângulos entrelaçados simbolizam a alma humana, sabedoria, e reforço dos poderes psíquicos. Involução e evolução. Sorte; o casamento entre masculino e feminino. ESTRELA DE DAVI é o símbolo do Judaísmo.

Serpente: simbolizava a proteção, a saúde e a sabedoria sendo, portanto, considerado um talismã muito poderoso, representa a inteligência. Mas também o veneno.

Sol: Considerado pelo povo egípcio como o primeiro Deus, é a primeira manifestação monoteísta do mundo, o deus Rá. Símbolo cultuado por vários povos do mundo

 SuásticaNo hinduísmo representa a força positiva da vida e da alegria. No budismo é conhecida como manji, representa o balanço dos opostos e a harmonia universal, no zen budismo representa a harmonia entre o amor e o intelecto. Em 1920 Adolf Hitler, adota a suástica, de forma invertida, como símbolo do nazismo. Era um símbolo sagrado de boa sorte e de saúde. Existem milhares de símbolos da suástica pelo mundo e o mais antigo de todos, data do ano 12.000 A.C.

Tao ou Yin Yang: A representatividade chinesa do macro e microcosmos e das duas energias que regem das o mundo, o feminino e o masculino; o bem e o mal; a ordem e o caos, energias opostas que se complementam.

Touro: Fertilidade, sexualidade, poder, liderança, proteção, potência.

Triângulo ou Delta: luz, trevas e tempo; passado, presente e futuro; sabedoria, força e beleza; nascimento, vida e morte; liberdade, igualdade e fraternidade. Símbolo da Deusa Tripa: Virgem, Mãe e Anciã. Três: causa, ação e reação. É também a força do etéreo quando o vértice está para cima.

Tridente: - Símbolo sagrado de três falos, ostentado por qualquer divindade masculina cuja função é unir-se sexualmente à Deusa Tripla. Magia Sexual e de fertilidade. Símbolo do deus Netuno e da psicologia

Triskle Celta: sintetiza toda a sabedoria desse povo. Ele representa as três faces da mulher, considerada a expressão máxima da natureza: a anciã, a mãe e a virgem. – ou seja, a intuição, a ternura e a beleza. A divindade relacionada é a própria natureza.

Urso: simboliza força e destreza. Ferocidade quando age em defesa da sua família. No Norte da Europa, ele - e não o leão - é o rei dos animais. Todavia, se contrasta com a ideia de dócil, calmo e brincalhão.

2 comentários:

  1. sou cristã posso arfirmar que o olho de Hórus não simboliza isso...
    Mas e muito interessante os simbolos!...!!!

    ResponderExcluir